O Gestor Escolar deve estabelecer relações de parceria com os pais, com as organizações da comunidade e outras instituições escolares, no intuito de construir parcerias com base em valores e responsabilidades compartilhadas. Paulo Marcos Ferreira Andrade
O comprometimento da Escola, enquanto Instituição responsável por desenvolvimento de valores morais, sociais, familiares, cidadânicos, entre outros, detentora-mor dos aspectos cognitivos, das habilidades e desempenho que a sociedade necessita para buscar consolidar-se como tal, exige permanentemente um olhar atento no meio em que se insere, buscar conhecê-lo, assim como as famílias de que provêm os discentes com quem terá contato diário nos bancos escolares.
Para que a Escola se configure em espaço de permanente aprendizado e construção de valores – fragilizados em todos os quadrantes- há que se repensá-la e redimensioná-la em consonância com a realidade em que se insere. O momento de construir ou reconstruir o Plano Político pedagógico ou o Regimento Escolar, estes devem estar focados no aperfeiçoamento da qualidade da educação, estabelecendo a responsabilidade de cada um dos segmentos que compõem a Instituição Escolar como forma de garantir o cumprimento de direitos e deveres da comunidade escolar, com ênfase nos docentes-discentes, já que esses são responsáveis diretos no processo ensinar-aprender, num clima de respeito mútuo, liberdades individuais e privacidade.
Com essa perspectiva, foi entregue nesta semana ao Executivo Municipal, pela equipe da SMECEL, Aida Teston, Mariane Schvvingel e Fabiane Bortolotto os PPPs das Escolas sob sua jurisdição, EMEI CASULO- Saule Pellin e EMEF Ricardo Durigon, assim como os correspondentes Regimentos Internos das mesmas, Ficha de acompanhamento individual dos discentes, tudo como decorrência do Plano Municipal de Educação (PME), promulgado em 26/05/2015.
Também no âmbito educacional Ibiaçá preocupa-se em desenvolver-se e corresponder ao que preconizam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e o PNE- Plano Nacional de Educação.