SÍMBOLOS Voltar

Bandeira: Brasão:

O artigo 1º da lei 18/1978 prevê: "São instituídos, como símbolos do município, o Brasão e a Bandeira, nas formas e descrições estabelecidas nesta lei."

Art.2º - O Brasão do Município é instituído com a seguinte descrição: "Escudo esquartelado, por uma vinheta na cor jalde (ouro), que também faz o contorno do mesmo, contendo: a destra do chefe, em campo blau (azul) o Santuário de Nossa Senhora Consoladora, o qual, substitui a primeira igrejinha, que se tornou, em 1952, Santuário Mariano, ganhando projeção em toda a região sul do Brasil. O Santuário tem projetado o Município, inclusive, além fronteiras e influi em seu desenvolvimento, pois ao mesmo ocorrem, anualmente, milhares, especialmente nas romarias tradicionais realizadas no último domingo de fevereiro; No cantão a sinestra do chefe, em campo branco e sobre campo sínope (verde), um arado mecânico, simbolizando a potencialidade econômica predominante no município, constituída pelas atividades agrícolas; A destra da ponta, em campo branco um ramo de soja nas cores jalde (amarela) e sínople (verde) principal cultura agrícola e, no cantão a sinestra em campo blau (azul), a representação da imagem de Nossa Senhora Consoladora entronizada no interior do Santuário, por cujo intermédio, os devotos atribuem poder milagroso, responsável por inumeráveis graças obtidas e pelas romarias anuais. Abaixo do escudo, um listel em jalde (amarelo), com as inscrições: 22/11 IBIAÇÁ 1965, que indica a data de emancipação política do Município. O escudo encontra-se encimado por uma coroa mural com três torres, em jalde (ouro)".

Art.4º - A Bandeira de Ibiaçá terá as cores azul e branco, disposta em diagonal, constituída de dois triângulos em azul no ângulo interno superior e no ângulo externo inferior e uma faixa branca no centro, representando:

a) O azul, a fé, e a confiança da comunidade no futuro econômicosocial do Município e do seu povo;
b) O branco, a mensagem de paz e esperança de sua gente no maior entendimento e confraternização dos povos. Parágrafo Único - No centro da bandeira, figurará o Brasão do Município.

Hino de Ibiaçá:


Letra e Música: Mário Gardi

IBIAÇÁ do Rio Grande celeiro
Terra rica de um povo gentil,
Milho soja e muito trigo
Tu forneces ao grande Brasil.

COM AS BÊNÇÃOS DE DEUS E MARIA
PROTETORES DO NOSSO LUGAR
NÓS UNIDOS SEGUIMOS A VIA
DO PROGRESSO E DA PAZ SEM CESSAR.


IBIAÇÁ, terra fértil e querida
Tu prometes em breve porvir
Ser maior e mais Plena de vida
Para a Pátria melhor bem servir.

Sociedade Ibiaçaense unida
Trabalhada por causa do bem
Eis a senha sublime escolhida
Pelo povo que ideais entretém.

Justificativa

O padre Narciso Zanatta, empossado pároco em 10/02/1952, buscando promover o desenvolvimento cultural, econômico, social e religioso, mandou criar o HINO DE IBIAÇÁ. O hino foi criado por Mário Gardi e era cantado, nos anos 50, no Santuário, pelo povo e pelos romeiros de Nossa Senhora Consoladora. Com a saída do padre Zanatta de Ibiaçá, o hino foi sendo esquecido e deixado de cantar. Na década de 80, embora residindo em Santa Catarina, o Padre Narciso Zanatta continuava ligado ao município e pediu a Rovílio Tondelo que resgatasse o Hino de Ibiaçá. Este gravou com o Coral do Santuário e, a partir daí, o hino voltou a ser cantado em aniversários do município e festas importantes da comunidade. Carino Corso, renomado músico, compositor, regente de corais e membro da Academia Passofundense de letras, foi encarregado de escrever a partitura musical, com base no áudio gravado, e entregou-a no dia 22 de novembro de 2002. Nesse mesmo dia, em comemoração ao 37° aniversário do Município, o prefeito João Rudemar da Costa mandou expedir o Decreto Municipal Nº 861/2002, ficando decretado que aquele seria o Hino Oficial de Ibiaçá, tendo como compositor Mário Gardi e autor da partitura Carino Corso. O Hino foi apresentado e cantado oficialmente na Missa de Ação de Graças aos 37 anos do Município, no Santuário Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá.