Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveram ações nas ruas para conscientizar a população, especialmente adultos e jovens, sobre a importância do cuidado com a saúde mental. A iniciativa integra a Campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. As Agentes Comunitárias de Saúde abordaram pessoas nas proximidades da Unidade Básica de Saúde (UBS) e do Hospital.
Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos sobre a campanha, e as equipes prestaram orientações sobre a rede de atendimento em Saúde Mental disponível no município de Ibiaçá. Segundo a Enfermeira Gabriela Bervian, coordenadora das ACS, as agentes foram às ruas para conversar com a comunidade e reforçar a relevância do Setembro Amarelo: “Alertamos que, se alguém precisar de ajuda ou souber de alguém que esteja passando por dificuldades, é importante procurar ou encaminhar essa pessoa para os pontos de atendimento disponíveis no município”.
No total, o município dispõe de quatro profissionais especializados em Saúde Mental: três na UBS Centro e um no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com a Assistência Social.