Na quinta-feira, 23 de outubro, a Secretária Municipal de Agricultura Andrieli Bernardi Balansin e a Fiscal Ambiental do município Cristiane Both Pizinatto, participaram do Seminário de Irrigação, realizado no município de Lagoa Vermelha. O evento gratuito ocorreu no auditório Antônio Kramer, localizado no Parque de Exposições do Sindicato Rural.
O seminário teve como objetivo divulgar o Programa Irriga+ RS, apresentar as normas ambientais vigentes e compartilhar cases de sucesso de produtores rurais que utilizam técnicas de irrigação em suas propriedades.
Durante a programação, um representante da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) apresentou uma palestra sobre o Programa Irriga+ RS, iniciativa do Governo do Estado que oferece apoio financeiro a fundo perdido para produtores rurais. A política pública, que está em fase de estruturação da terceira etapa, busca mitigar os efeitos da estiagem nas culturas gaúchas, como milho, soja e pastagens.
Na sequência, o assessor da Amunor, Ilton Nunes dos Santos, ministrou a palestra “Água para o futuro: soluções sustentáveis com açudes e barragens em áreas de preservação permanente (APP)”. O evento também contou com a apresentação de experiências bem-sucedidas de irrigação, como o uso de pivô central em grãos, apresentado pela família Itacir Pelisser, de Lagoa Vermelha, e o sistema de irrigação por aspersão em grãos e pastagens, demonstrado pela família de Fabrício Pacheco Fernandes, de Capão Bonito do Sul.
O Seminário de Irrigação foi uma realização da Seapi e da Emater/RS-Ascar, com o apoio da Prefeitura de Lagoa Vermelha e de diversas entidades parceiras.
A participação das representantes do município reforça o comprometimento local com práticas sustentáveis e soluções inovadoras para o fortalecimento da produção agrícola regional.
Administração Jones e Mig.