Na sexta-feira, 10 de outubro, ocorreu uma formação do Programa Alfabetiza Tchê, com o tema “Leitura na Alfabetização: processos cognitivos para desenvolvimento da fluência e compreensão”. O encontro teve como foco refletir sobre a progressão da leitura das crianças, a relação entre reconhecimento automático de palavras, fluência e compreensão leitora, e o uso dos dados das avaliações para orientar decisões didáticas.
As atividades iniciaram com a leitura deleite do livro “O menino que aprendeu a ver”, de Ruth Rocha, seguida de uma troca de experiências sobre a leitura dos alunos. Em seguida, foram apresentadas orientações gerais, conteúdos teóricos e sugestões de materiais e estratégias pedagógicas para o trabalho com as diferentes fases de desenvolvimento da leitura.
O grupo também analisou dados de fluência leitora e participou de uma atividade prática de planejamento, voltada ao aprimoramento das práticas de ensino.
A formação foi conduzida pela Coordenadora Geral de Educação, Gláucia Maria Pasquali Slongo, articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), e pela Diretora da EMEF Ricardo Durigon, Ludinalva Dametto, coordenadora municipal do Programa Alfabetiza Tchê. As informações e orientações serão replicadas aos professores do 1º e 2º ano das redes municipal e estadual de ensino.
Administração Jones e Mig.