Em Ibiaçá a meta é vacinar 90% do público alvo contra influenza

Publicado em 26/04/2018, Por Assessoria de Imprensa

Desde segunda-feira (23), os Postos de Saúde de Ibiaçá estão realizando a vacinação contra a gripe para proteger contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). São eles: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

 

O “Dia D” de mobilização nacional, será no dia 12 de maio. Conforme coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ibiaçá, enfermeira Jussara Zanfonatto, a vacina contra gripe reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença e internações. “Nossa meta para 2018 é vacinar pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários”, diz Jussara.

Estão no grupo prioritário quem tem 60 anos de idade ou mais, crianças de seis meses a menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, professores, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui jovens em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

O vírus influenza é transmitido pelo contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com boca, olhos e nariz. Cuidados simples ajudam na prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

 

 

Redação: Fonte Agência de Jornalismo

Fonte: Ministério da Saúde| Secretaria Municipal da Saúde de Ibiaçá.