Agricultura familiar mostra sua força em Ibiaçá

Publicado em 21/04/2018, Por Assessoria de Imprensa

Saboroso e feito com muito carinho por voluntários de Ibiaçá, o 4º Jantar do Peixe reuniu mais de 450 pessoas no Salão Paroquial nesta sexta-feira, 20 de abril. Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), com apoio de entidades locais, o evento valoriza a psicultura e os produtos oriundos da agricultura familiar local.

 Conforme o presidente do Sintraf, Nilvo Cechin, ação beneficia também a Fundação Hospitalar repassando 45% da renda obtida. Outros 10% são destinados para compra de alevinos a fim de repovoar rios e sangas do município.

Em seu pronunciamento o prefeito de Ibiaçá, Claudiomiro Fracasso, destacou o empenho das entidades promotoras, o envolvimento dos agricultores na produção de peixes, cultivo de hortaliças, vinho artesanal, doces, frutas e outros alimentos produzidos na comunidade. Lamentou profundamente a ausência de repasse financeiro da prefeitura para o evento. “No ano passado apoiamos com R$ 8 mil o Jantar do Peixe, mas neste ano, por orientação jurídica, optamos por não o fazer em virtude de termos sido denunciados ao Ministério Público, pelo repasse feito em 2017. O Sintraf não é a única entidade que recebe aporte do município para eventos, outros tantos já foram beneficiados. Infelizmente há pessoas da comunidade que não compreenderam isso. Mesmo assim as entidades unidas promoveram e está aí mais um grande evento de Ibiaçá que veio pra ficar”, disse o prefeito.

O secretário da Agricultura, Alcir Stefani, agradeceu a todos os trabalhadores e lembrou que para chegar neste dia, são três anos de trabalho para que os peixes atinjam porte entre 7Kg e 9Kg. “É uma carne saudável e queremos incentivar o aumento do consumo”, destacou.

Os deputados estaduais Edegar Preto (PT) e Altemir Torteli (PT), consideram que o evento assim demonstram a força e unidade dos agricultores que tiram da terra o que é essencial para vida humana: o alimento. “A festa é um símbolo desta organização da produção. Aqui o agricultor mostra que podem produzir e comercializar”, disse o deputado Edegar Preto.

Torteli cumprimentou o Sindicato, importante ferramenta de luta em defesa dos agricultores, a organização do evento e disso isso tudo engrandece a comunidade.

Segundo o chefe da Emater-RS/Ascar de Ibiaçá, Amauri Marmentini, a intenção é ampliar o consumo de peixe no município. “Parabenizamos a comunidade pela ajuda na despesca, abate, corte, no preparo dos pratos. Muito trabalho mas estamos satisfeitos com os resultados”, comentou Marmentini.  

Cerca de 500 kg de peixe foram abatidos para o jantar que teve no cardápio lasanha de peixe, salpicão de peixe, peixe grelhado, peixe frito, arroz, purê de mandioca, polenta, pão, entrevero de pinhão, saladas diversas e sobremesas. Ainda, vinho tinto, vinho branco e sucos naturais.

Promoção: Sintraf

Apoio: Emater/RS-Ascar, Coofiume, Câmara de Vereadores, Paróquia Nossa Senhora Consoladora, Coolatti, Fundação Hospitalar, Grupo de Feirantes, Comap, Rádio Cristalina FM, Rádio Ibiaçá FM.

 

 

Redação: Fonte Agência de Jornalismo Fotos: Fonte Agência de Jornalismo  Fotos: Assessoria Parlamentar Edegar Pretto