Agentes de Saúde Intensificam visitas domiciliares em Ibiaçá

Publicado em 01/06/2017, Por Assessoria de Imprensa

As visitas domiciliares realizadas pelos profissionais da Secretaria da Saúde de Ibiaçá, tem permitido levantamento das principais demandas na área da saúde. Ao conhecer a realidade do indivíduo e da família in loco, são fortalecidos os vínculos do paciente com os profissionais.

No Brasil, o enfoque da intervenção domiciliária foi introduzido no início do século XX por meio de práticas sanitárias trazidas da Europa, em especial por Oswaldo Cruz, Emílio Ribas e Carlos Chagas.

Com a institucionalização da Estratégia Saúde da Família (ESF), o programa de atenção básica tem como principais objetivos: conhecer o domicílio para identificar fatores de risco individuais e familiares, prestar assistência ao paciente em caso de acamados, auxiliar no controle e prevenção de doenças mas principalmente atuar na prevenção e na promoção da saúde.

Para a secretária de Saúde, Evandra Rossi, a intenção é fortalecer ainda mais o trabalho dos agentes para que com as informações coletadas, possa ser elaborado um plano de acompanhamento específico para cada família.

Atualmente, Ibiaçá conta com oito agentes de saúde, faltando duas áreas descobertas Linha Maitto, Paiol da Várzea, Rio do Meio, Barroca ,Linha Campos, Sta. Terezinha, Pulador, Rio Telha e Campinas.  As visitas são mensais e de janeiro até maio foram realizadas 6.776 visitas domiciliares.