Ibiaçaenses elegem demandas para Conferência Estadual da Saúde da Mulher

Publicado em 17/05/2017, Por Assessoria de Imprensa

As participantes da 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher de Ibiaçá elegeram propostas para serem encaminhadas a Conferência Estadual. O evento aconteceu na quinta-feira (11/05), no Salão Nobre da Prefeitura com tema “Saúde das Mulheres: Desafios para integralidade com Equidade”.

As participantes foram divididas em quatro grupo que discutiram, analisaram e responderam as seguintes questões:

Quais as ações que os serviços de saúde podem afetar para a melhoria da qualidade da saúde da mulher?

Mais informação, mais palestras, educação em saúde, grupos de convivência, mais incentivo à alimentação saudável, fortalecer os grupos de apoio, mais foco na saúde mental e exercícios físicos, regular a falta de medicamentos na farmácia básica, ginecologistas para todas as mulheres, mais fichas para consultas.

Quais políticas públicas podem ser criadas e implementadas a fim de garantirem às mulheres condições de vida e de trabalho?

Valorização econômica e salarial do trabalho feminino, incentivo às capacitações (cursos), garantia de direito à amamentação sem que a mulher seja prejudicada no trabalho, igualdade salarial, aumento do tempo de licença maternidade, implantação do programa de medicamentos naturais.

Que ações possibilitam a promoção da saúde das mulheres no campo e na cidade?

 

Alimentação com produtos naturais e orgânicos, ampliar ações das campanhas (outubro rosa, feira de saúde da mulher), ampliar a prevenção.

Quais as estratégias para o enfrentamento do machismo, divisão sexual do trabalho e impacto na saúde dessas mulheres?

 

Valorização do trabalho da mulher, criação de uma rede de apoio à mulher para impedir que tenha impactos na saúde física, mental e emocional, combate ao pré-conceito e machismo, formação de grupo de mulheres para debate.