Jantar do Peixe celebra força da agricultura familiar de Ibiaçá

Publicado em 24/04/2017, Por Assessoria de Imprensa

A terceira edição do Jantar do Peixe de Ibiaçá, reuniu mais de 500 pessoas no dia 20/04, véspera do feriado de Tiradentes. O Salão Paroquial recebeu visitantes de diversos municípios da região nordeste do Estado. A piscicultura, no município, tem crescido e a cada ano é atividade presente em diversas famílias no meio rural.

O jantar foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), Emater-RS/Ascar, Coofiume, Coolati, Comap, Grupo de Feirantes, Paróquia Nossa Senhora Consoladora com apoio do Governo Municipal e Câmara de Vereadores.

Para o prefeito de Ibiaçá, Claudiomiro Fracasso, o jantar valoriza a agricultura familiar e os agricultores bem como o consumo do peixe, um alimento saudável. “Através da organização e parceria forte com as entidades constituídas, construímos um município que olhe para todos”, disse o chefe do Executivo.

O presidente da Assembleia Legislativa (AL), deputado Edegar Pretto (PT), cumprimentou os organizadores e desejou êxito à gestão do prefeito Claudiomiro. “Este é um encontro festivo e gastronômico que enobrece o trabalho dos homens mulheres desta terra”, afirmou o parlamentar.

O deputado federal Dionilson Marcon (PT), disse que é fundamental apoiar ações que fortaleçam a permanência das famílias no meio rural.

Conforme o presidente da Câmara de Vereadores, Glodovir Piana, o lucro do jantar será destinado às entidades em especial à Fundação Hospitalar de Ibiaçá.

Antes do jantar, uma oração foi presidida pelo pároco Edson Priamo. “Este encontro é um grande mutirão de pessoas que a mais de uma semana estão trabalhando para este evento acontecer. Representa o grito daqueles que acreditam com uma sociedade melhor, mais justa e mais fraterna. É um momento de valorizar o que sai da terra, as entidades, a organização. Estamos celebrando a força da agricultura familiar”, disse o padre.

O evento contou com também com a presença do deputado estadual Altemir Tortelli, do prefeito de Santo Antônio do Palma Lauro Gato; do prefeito de Caseiros Leo Tessaro; da prefeita de Maximiliano de Almeida Dirlei Bernardi dos Santos,  do prefeito de Muliterno Adriano Luís Pelissaro; do vice-prefeito de Água Santa Carlos Alberto Possebom, do vice-prefeito de Santo Antônio do Palma Gilberto Szimanske, secretários, vereadores e assessores dos parlamentares Gilmar Sossella e Danrei.

Após o jantar, a festa seguiu animada por Gracio e Índio Pessoa.