Vem aí a 19ª Campanha de Vacinação contra a influenza

Publicado em 07/04/2017, Por Assessoria de Imprensa

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza acontecerá de 10 a 26 de maio, em Ibiaçá, a imunização acontece de 10 a 12 de maio para profissionais da saúde, crianças, gestantes e puérperas a partir do dia 17 idosos e professor o dia D para a imunização vai ser no dia 13 de maio.

A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os grupos prioritários são, crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas; trabalhadores de saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, complementa que, a vacinação desse último grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação, no entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, com CID 10 que deverá ser apresentada no ato da vacinação, e ainda reitera que a apresentação da prescrição médica será obrigatória para o grupo de com morbidade, durante a campanha.

A enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica da UBS de Ibiaçá, Jussara Zanfonatto, afirma que o principal objetivo da campanha se concentra em reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza, na população alvo para a vacinação. A meta, conforme a profissional é atingir a meta de pelo menos 90% dos grupos prioritários.