“Riscos e cuidados com a hipertensão arterial” é tema de palestra nesta semana em Ibiaçá.

Publicado em 26/04/2016, Por Assessoria de Imprensa

Em atenção ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão, que acontece no dia 26 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Ibiaçá traz, no dia 28 de abril, quinta-feira, às 19 horas, no Centro Cultural, o médico cardiologista Pedro Arnould que palestrará sobre o tema “Riscos e cuidados com a hipertensão arterial”. Na oportunidade, além de prestigiar a palestra, a população poderá esclarecer dúvidas sobre o tema.  

Dados do Ministério da Saúde

Segundo o Ministério da Saúde, 24,8% da população brasileira sofrem da doença. O problema atinge mais as mulheres (27%) do que os homens (23%). A idade também influencia: 59,9% das pessoas com mais de 65 anos de idade se declaram hipertensos, ao contrário dos mais jovens, em que a doença se manifesta em 9,5% dos indivíduos entre 25 e 34 anos e em 4,6% na faixa etária entre 18 a 24 anos.

Tratamento 

Também conhecida como pressão alta, ela se caracteriza na maioria das vezes como uma doença assintomática, ou seja, não apresenta sintomas. Porém, se não for tratada pode acarretar outros problemas como infarto, derrame, dormência precoce e paralisia renal, dentre outras doenças. No mundo, sete milhões de pessoas morrem a cada ano e 1,5 bilhão de pessoas adoecem devido à hipertensão.

Muitos se perguntam: como eu sei se tenho pressão alta? Nós mesmos devemos conhecer nossa pressão. A única forma é aferindo a mesma, nos postos de saúde, nas farmácias e nos hospitais mais próximos. O tratamento vai desde a procura de um médico até a mudança de hábitos de vida como, por exemplo, uma dieta balanceada, atividades físicas, a exclusão do hábito de fumar, a busca de uma vida mais calma, longe de stress. A pressão considerada alta, é aquela acima de 140/90, devendo nestes casos procurar um médico.

Palavra do Secretário de Saúde

Conforme o Secretário de Saúde Migueli Durigon, “Ibiaçá, com a contratação dos novos profissionais da área da saúde está reformulando o grupo de hipertensos do município, procurando o mais breve possível retomar as atividades e condutas muldisciplinares a esse grupo de pacientes”.