Educação Infantil: Em Ibiaçá, Audiência Pública discutiu o tema nesta quinta

Publicado em 12/02/2016, Por Assessoria de Imprensa

Na presença de pais, profissionais de educação e gestores municipais, a primeira audiência pública de 2016 teve, na pauta, a Educação Infantil de Ibiaçá. O encontro, realizado nesta quinta-feira (11), no Centro Cultural, focou na apresentação dos dados escolares e na explanação das obrigatoriedades dos responsáveis e dos governantes, em busca de garantir que o máximo possível de crianças tenha acesso ao ensino infantil de qualidade, tanto em escolas públicas quanto particulares.

Para ajudar a esclarecer aos pais os direitos, obrigações e demandas deste segmento educacional, participou da audiência a promotora regional de educação, Ana Cristina Ferrareze Cirne, da região de Passo Fundo. Ela lembrou que, embora apenas crianças com mais de quatro anos de idade sejam obrigadas a frequentar a escola, as que têm acesso ao ensino antes disso podem ter maior rendimento no futuro. “Estudos oficiais demonstram que, quanto antes a criança ingressar na escola, por melhor que seja sua família, maiores serão seus benefícios. Ela vai ter interação com colegas, ter o olhar diferenciado de uma professora, de uma pedagoga. E tudo isso faz com que, no futuro, essa criança tenha maior persistência no ensino médio e possa se tornar um grande profissional”.

As informações da Educação Infantil do município foram apresentadas pela diretora da EMEI Casulo Saule Pellin, professora Gláucia Pasquali Slongo. De acordo com ela, hoje, Ibiaçá conta com cerca de 300 vagas escolares para crianças até cinco anos e, destas, quase 200 estão ocupadas.

Conforme a promotora, Ibiaçá está inserido em um cenário positivo no que tange à Educação Infantil. “É um município que tem histórico muito bom na área da educação e na educação infantil. A iniciativa dessa audiência é fantástica porque, pelos dados, os responsáveis pelas crianças até cinco anos têm a possibilidade de colocar seus filhos em uma escola de Educação Infantil ainda hoje. Há vagas! Os investimentos na área estão de acordo com a legislação. A realidade do município é muito boa”.

Na oportunidade, a promotora entregou um folder ao prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cecchin, e ao prefeito em exercício, Claudiomiro Fracasso, com o título “Educação Infantil é coisa séria”.Produzido pelo Ministério Público Estadual, o material traz informações e dicas importantes para quem está quer saber mais sobre o tema.