Palestra encerra cronograma de atividades do Novembro Azul

Publicado em 28/11/2015, Por Assessoria de Imprensa

A questão faz parte da cultura: os homens cuidam menos da própria saúde do que as mulheres. E foi com esse objetivo que surgiu o Novembro Azul, campanha criada na Austrália em 2003, mas ainda recente no Brasil: para conscientizar a população masculina de que é preciso procurar atendimento médico, mesmo quando não existem sintomas, para manter consultas preventivas.

Em Ibiaçá, a última atividade do cronograma planejado para o mês aconteceu neste sábado (28) e reuniu mais de 100 homens no Centro Cultural. A palestra sobre doenças que acometem a próstata, com o médico urologista Dr. Clodoaldo Oliveira da Silva, de Passo Fundo, esclareceu os tipos de doenças mais frequentes e quebrou alguns mitos que rondam, principalmente, aqueles que já passaram dos 40 anos.

De acordo com o médico, existem três principais doenças que atingem a próstata: Hiperplasia – quando há crescimento da próstata; Prostatite – inflamação do órgão; e a Neuplasia – que é o que conhecemos por Câncer de Próstata. Conforme ele, as duas primeiras são as que costumam apresentar sintomas e têm possibilidade de tratamento sem cirurgia. Porém, quando há a necessidade de uma intervenção cirúrgica, estas são menos complexas e não costumam deixar sequelas.

Já o câncer – doença que mais preocupa – não costuma apresentar sintomas e, por isso, carece de maior atenção. Segundo o médico, o maior fator de risco é o histórico familiar, quando outros membros da família já tiveram câncer. Esta situação pode aumentar a chance em até 10 vezes. Para os casos de câncer, conforme o urologista, existe a cirurgia, ou, ainda, a possibilidade de tratamento com radioterapia.

A próstata é um órgão do sistema reprodutor masculino muito próximo à bexiga e, por isso, seus sintomas podem ser confundidos com doenças urinárias. O médico ressaltou que a chance de morte por câncer de próstata é muito pequena, mas é preciso estar sempre alerta. “Os homens cuidam pouco da saúde. A mulher já tem maior atenção a isso. E nós queremos, com essas campanhas como o Novembro Azul, aumentar a nossa expectativa de vida e chegarmos ao nível das mulheres. O Novembro Azul é uma vez por ano, mas nós precisamos tirar um tempo, em qualquer época, para tomarmos esses cuidados. É fundamental para uma vida saudável”.

As duas formas de identificar doenças na próstata são exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) e o Exame Digital da Próstata – chamado Exame do Toque.

O palestrante aproveitou, ainda, para falar de outras doenças que dizem respeito à saúde do homem. Após a conversa, o médico realizou exame de toque no Posto de Saúde Central.