Produção de leite envolve paixão, afirma especialista

Publicado em 21/11/2015, Por Assessoria de Imprensa

O 1º Fórum Agropecuário de Ibiaçá foi programado para agregar informação e conhecimento à 12ª feira do município. Na manhã deste sábado (21), um ciclo de palestras foi organizado para orientar os produtores do município em relação às atividades desenvolvidas na propriedade rural.

 

A rentabilidade da bacia leiteira, embora questionada frente ao panorama em que se encontra, foi defendida na segunda palestra do dia. "Por que devo seguir produzindo leite?" foi o tema escolhido pelo médico veterinário, Dr. Jorge Duarte, para apresentar alternativas aos produtores que dependem dessa forma de economia.

Duarte defendeu que, apesar das dificuldades, o produtor ainda pode acreditar e investir no ramo leiteiro. “A demanda do leite está aumentando. E a produção cresce proporcionalmente no Brasil. Mas o consumo interno e a abertura de mercados para exportação vão favorecer as regiões produtoras. A cada um real investido, a bacia leiteira devolve cinco reais em lucro”.

Para o veterinário, a bacia leiteira ainda é a atividade mais rentável para o pequeno produtor. Mas ele alerta: é preciso planejamento a longo prazo. “O lucro não vem em um ou dois anos. A partir do quinto ano de investimento, é possível começar contabilizar os lucros. Trabalhar com gado de leite envolve paixão”.