Câncer de Pele é tema de palestra no Novembro Azul de Ibiaçá

Publicado em 18/11/2015, Por Assessoria de Imprensa

Agora é a vez do homem! Com esse slogan, a Secretaria Municipal de Saúde orienta e motiva o público masculino a tomar mais cuidado com a saúde. Depois de desenvolver as atividades do mês de outubro, voltadas ao bem-estar da mulher, a campanha Novembro Azul traz dicas e palestras destinadas àqueles que, histórico e culturalmente, têm índice menor de preocupação com a própria saúde.

 

Nesta terça-feira, o tema escolhido foi o câncer de pele. Responsável por 25% dos casos de câncer diagnosticados no país, a doença que afeta o maior órgão do corpo humano foi abordada pelo médico dermatologista Dr. Rafael Ragnini Pereira. Cerca de 60 pessoas, entre homens e mulheres, acompanharam as orientações e esclarecimentos do profissional. Ragnini lembrou da importância do uso de filtro solar, mas alertou para possíveis armadilhas. “Não existe nenhum tipo de filtro solar que não saia com água. Se passar o produto e entrar no mar, na piscina, tem de passar novamente. Orelhas e a região do pescoço não podem ser esquecidas. Precisamos tomar certos cuidados, o câncer de pele está diretamente ligado à exposição ao sol”. Segundo o médico, filtros solares com Fator de Proteção Solar (FPS) menor de 30 não dão resultado. Ele lembrou, ainda, que o homem precisa deixar de lado alguns preconceitos. “Às vezes parece estranho para nós, homens, passarmos filtro solar. Mas não é! É um cuidado necessário com a nossa pele. Precisamos esquecer esses receios e cuidar da nossa saúde”.

A próxima atividade do Novembro Azul de Ibiaçá é uma palestra com o médico urologista, Dr. Clodoaldo da Silva, às 9 horas, no Centro Cultural. Logo após, no Posto de Saúde Central, realização do Exame de Toque.