Ibiaçá recebe certificado em Prêmio Município Amigo do Leite

Publicado em 24/08/2015, Por Assessoria de Imprensa

Com o Projeto PROMEGE – Programa de Melhoramento Genético – o município de Ibiaçá foi certificado pela participação no Prêmio Amigo do Leite. Entre os dias 28 e 30 de julho, o Centro de Convenções da Fiergs, em Porto Alegre, sediou o 13º Congresso Internacional do Leite, que trouxe a premiação como novidade da edição.

O PROMEGE atende os produtores do município com distribuição de sêmen, treinamento de inseminadores, identificação e classificação de animais, além de aquisição de materiais necessários para garantir o melhoramento genético dos bovinos. Iniciado em 2010, o Projeto surgiu devido à necessidade de aprimorar as características hereditárias do rebanho leiteiro do município, com baixo custo, alavancando a produtividade e rentabilidade do setor.

O Prêmio Município Amigo do Leite é uma iniciativa da Embrapa Gado de Leite, Instituto Gaúcho do Leite (IGL), Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL), FAMURS e Emater-RS, que valoriza os municípios que apóiam ações voltadas ao leite e a sua cadeia produtiva.

O congresso, que chega a sua 13ª edição, já passou por estados como Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro e tem como objetivo discutir a sustentabilidade e a competitividade da atividade leiteira no Brasil.