Conferência Municipal da Assistência Social debate atividades para a próxima década

Publicado em 19/08/2015, Por Assessoria de Imprensa

O Plano Decenal 2016-2026 dos serviços realizados pela Assistência Social está em processo de elaboração no Brasil. As propostas que devem nortear a construção das diretrizes para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) são discutidas nas assembleias municipais, realizadas a cada dois anos, e passam por avaliação e aprovação dos participantes.

Realizada na última terça-feira (18), a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social de Ibiaçá reuniu cerca de 70 pessoas, no Salão Paroquial, para a avaliação dos serviços que já estão em andamento no município e discussão acerca das atividades que serão desenvolvidas nos próximos dez anos.

Com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, o encontro foi promovido pela Secretaria municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social, e contou com um ciclo de palestras explicativas com os profissionais do município ligados à área. O evento contou, ainda, com uma explanação da Extensionista Rural da Emater/ASCAR de Ibiaçá, Lisiane Rosa Carra.

Separados em grupos, os participantes discutiram os temas propostos e elegeram os delegados que representarão o município na 11ª Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece em Porto Alegre, no mês de outubro.

Para o prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cecchin, a Conferência é o espaço ideal para o debate acerca dos direitos e deveres de cada cidadãoe oportunidade para dar sugestões em vista de melhorar o trabalho da secretaria. “Esse é o espaço onde é possível discutir, dialogar e sugerir ações para a Assistência Social no nosso município, no estado e no país. Aquilo que nós queremos, os nossos direitos, mas também os nossos deveres enquanto cidadãos. É a oportunidade das pessoas, principalmente as que estão diretamente envolvidas e atendidas pelos programas, participarem da discussão e definições das atividades”.

Os Delegados escolhidos para representar as decisões do município na 11ª Conferência Estadual foram: Lisiane Rosa Carra (titular) e Nilvo Cecchin (suplente), no segmento Sociedade Civil; Isabete Silva Ferrreira (titular) e Clarice Cavalheiro (suplente), no segmento Trabalhadores do SUAS; Marinilse Tiepo Santini (titular) e Edineuza Germiniani (suplente), no segmento Usuários da Assistência Social.