Prefeito de Ibiaçá participa de evento da rede municipalista em Porto Alegre

Publicado em 17/08/2015, Por Assessoria de Imprensa

O prefeito de Ibiaçá cumpriu agenda semana passada na capital gaúcha. Cecchin viajou a Porto Alegre para participar de um evento na Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e aproveitou para firmar convênios e parcerias para o município. Durante os três dias que permaneceu na capital, Ulisses visitou gabinetes, secretarias e entidades ligadas ao Governo.

O primeiro Encontro da Rede Municipalista no Estado, coordenado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), reuniu cerca de 200 participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e assessores, na sede da Famurs, em Porto Alegre. Realizado nos dias 11e 12 de agosto, o evento visou estreitar os laços entre os municípios e a entidade representativa, por meio da mobilização dos representantes políticos e do diálogo municipalista. O estímulo proposto pela CNM é no sentido de monitorar a ação dos parlamentares para que não sejam aprovados projetos que dificultem o trabalho em nível municipal.

De acordo com o prefeito Ulisses, os municípios precisam ficar atentos para evitar conseqüências prejudiciais para a gestão. “Hoje nós temos cerca de 200 projetos tramitando em Brasília, por exemplo, que dizem respeito diretamente à vida nos municípios. E esses projetos podem ser benéficos a uma determinada categoria da população, mas extremamente prejudiciais à saúde financeira dos municípios. Não somos contra nenhum programa, mas temos de ter consciência de onde vem o recurso. Hoje o município fica com menos de 15% do valor total arrecadado, enquanto a União fica com 60%. O grosso do recurso fica em Brasília, mas o serviço está sendo repassado ao município. E, caso esses projetos sejam aprovados, amanhã virão as consequências disso para o município e, conseguinte, para os cidadãos”.

A campanha da Rede Municipalista foi lançada durante a XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em maio deste ano.