Campanha de vacinação contra Poliomielite inicia neste sábado

Publicado em 15/08/2015, Por Assessoria de Imprensa

O Posto de Saúde central de Ibiaçá vai funcionar neste sábado (15) para garantir a proteção de crianças contra a paralisia infantil. O “Dia D” é o ponto de início da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que segue até o dia 31 de agosto em todo o Brasil. Até o final da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde espera vacinar cerca de 200 crianças do município na faixa etária de seis meses a cinco anos incompletos.

Além da proteção contra a paralisia infantil, a campanha fornece a multivacinação, com a oportunidade de colocar a vacinação em dia. Para isso, é fundamental que os pais levem a caderneta das crianças para ser avaliada. As vacinas em atraso podem ser administradas, na hora, pelo profissional de saúde.

A pesar do Brasil não apresentar casos da doença desde 1990, é importante dar continuidade à imunização das crianças, para evitar que a poliomielite volte a circular no país. A doença foi erradicada em 1994.

De acordo com a enfermeira da Secretaria de Saúde, que atua junto à Vigilância Epidemiológica, Jussara Zanfonato, a campanha visa manter elevada a cobertura vacinal contra o vírus e garantir o certificado de erradicação da paralisia infantil para o país.

Neste sábado, o Posto de Saúde ficará aberto das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. O Ministério da Saúde espera vacinar, em todo o país, mais de 12 milhões de crianças.