Projeto Cozinha Comunitária conclui Oficina de Panificação

Publicado em 05/08/2015, Por Assessoria de Imprensa

Diferentes e deliciosos sabores tomaram conta da Secretaria de Assistência Social na última terça-feira (04). Depois de três aulas semanais – totalizando 20 horas/aula – 18 mulheres concluíram a Oficina de Panificação, integrante do Programa Cozinha Comunitária. Ministrada pela instrutora de cursos profissionalizantes, Liane Salete Bortolossi, a oficina possibilitou o aprendizado de, pelo menos, 18 receitas, incluindo pães de sopa, italiano, de milho batido, sovado, recheados e decorados. Durante a cerimônia de encerramento, as alunas do projeto presentearam o Prefeito Ulisses e a primeira dama de Ibiaçá, Eli Ana Zanela Cecchin, com uma cesta contendo itens produzidos na oficina.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Clarice Lava Cavalheiro, a oficina traz ótimos resultados com baixo investimento. “O curso tem um custo-benefício muito bom, porque tem ótimos resultados e não exige muito investimento. As mulheres que vão fazer as receitas em casa vão gastar muito pouco na compra dos ingredientes, já que são todos os usados no nosso dia-a-dia; quanto para a secretaria, que custeou toda a oficina com apenas R$ 500, aproximadamente”.

Conforme a instrutora Liane, a atividade também pode ser adotada como fonte de renda. “Depende do desempenho de cada uma, mas a nossa oficina é uma capacitação profissional e o que elas aprendem aqui pode ser utilizado como um lucro extra. Eu sempre ressalto para as alunas sobre a importância da qualidade e a quantidade andarem juntas. Toda a questão de higiene, limpeza, organização. Esse grupo é muito bom, rende muito”.

Segundo a secretária, o Projeto Cozinha Comunitária segue com produções semanais, envolvendo mulheres integrantes do Bolsa Família. Na próxima terça-feira, elas vão produzir bolachas com o auxílio da Extensionista Rural da Emater, Lisiane Rosa Carra.