Saúde Pública em Pauta: Ibiaçá realiza 9ª Conferência Municipal

Publicado em 13/07/2015, Por Assessoria de Imprensa

A saúde pública está em discussão em todo o país. Por meio das Conferências Municipais que debatem o tema, a população elenca e avalia pontos de eficiência e de carência nos âmbitos municipal, estadual e federal, em vista de sugerir diretrizes que possam reorganizar o modelo de atenção à saúde, para atualizar o Plano Plurianual e Plano Municipal de Saúde.

Em Ibiaçá, a atividade aconteceu nesta segunda-feira (13). Mais de cem pessoas participaram, durante toda a tarde, da 9ª Conferência Municipal de Saúde, no Salão Paroquial. Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, o encontro foi promovido pela Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, e contou com um ciclo de palestras explicativas com os profissionais do município. Os temas abordados foram “Atenção Básica – Estratégia Saúde da Família (ESF)”, apresentado pelo médico João Adriano de Abreu e pela enfermeira Elisângela Golin Capra; “Medicamentos”, com a farmacêutica do Posto de Saúde Letícia Panisson; e “Encaminhamentos pelo SUS”, apresentado pela Secretária de Saúde, Emiliana Basso Mezzomo e pela responsável pelos encaminhamentos informatizados do SUS, Flaviana Germiniani.

Separados em grupos por segmentos, os participantes discutiram os temas propostos e elegeram os delegados que representarão o município na 7ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece em Porto Alegre, de 18 a 20 de setembro.

Para o prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cecchin, a Conferência é o espaço ideal para o debate acerca dos direitos e deveres de cada cidadão no que diz respeito à Saúde Pública. “Para nós da Administração Pública, como gestores, é uma honra poder dialogar este assunto. Esse é o espaço onde é possível discutir a Saúde Pública do nosso município, do estado e do país. Aquilo que nós queremos, os nossos direitos, mas também os nossos deveres enquanto cidadãos. Nós temos a obrigação de fazer saúde pública, cuidando do nosso  espaço, do nosso ambiente. Se nós não cuidarmos do local onde vivemos, podemos causar um problema de saúde muito sério para o município”.

Em seu pronunciamento, o prefeito destacou os investimentos feitos em saúde: foram cerca de R$ 3 milhões em 2014 e R$ 1,5 milhão no primeiro semestre de 2015. “Nós estamos fazendo a nossa parte, enquanto administração, para levar o máximo em saúde para os nossos munícipes. Os recursos que aplicamos em saúde estão acima dos 15% exigidos pela lei. Não estamos apenas respeitando a legislação, estamos respeitando a necessidade da nossa população. E estamos fazendo isso da melhor maneira possível, dentro das nossas condições financeiras. E assim queremos fazer até o final do mandato”.

Os Delegados escolhidos para representar as decisões do município na 7ª Conferência Estadual de Saúde foram: Wilson João Sasset (titular) e Emiliana Basso Mezzomo (suplente), no segmento Gestor ou Prestador de Serviços do SUS; Cláudio João Negretti (titular) e Aline Garcia de Figueiredo (suplente), no segmento Trabalhadores em Saúde; Nilvo Cecchin, Taline Lovatto (titulares), Thaize Módena e Roseli Crestani Corso (suplentes), no segmento Usuários da Saúde Pública.