Missão cumprida: Carreta Odonto Sesc encerra suas atividades em Ibiaçá

Publicado em 09/07/2015, Por Assessoria de Imprensa

Após dois meses de trabalho e mais de mil consultas realizadas, a Carreta Odonto Sesc encerrou suas atividades na última quarta-feira (08), em Ibiaçá. Com proposta inicial de atender 160 pacientes durante o período de permanência no município, o Projeto terminou com um saldo superior ao esperado: foram 173 fichas distribuídas à população.

A Carreta Odonto Sesc – instalada na Praça Central Padre Narciso Zanatta desde o dia 13 de maio – é uma parceria do Governo Municipal com o Serviço Social do Comércio (SESC), para prestar atendimento odontológico especializado e gratuito à comunidade local, principalmente nos casos de necessidades bucais mais acentuadas e carência de acesso a consultórios particulares.

O trabalho, desenvolvido por quatro profissionais atuantes na unidade, proporcionou tratamento concluído nos casos básicos e encaminhamentos posteriores para os mais específicos.

De acordo com o supervisor da unidade, Dr. Rafael Molina, o trabalho superou as expectativas. “É um bom número, também visando que muitas pessoas tinham muitos procedimentos para serem feitos. A proposta é o tratamento completo, então depende muito do número de consultas que as pessoas têm: se tem um número baixo de consultas, aumenta o número de cartões de consulta distribuídos. Se as pessoas têm bastante, diminui um pouco. Mas ficou em uma média excelente, visto que muitas pessoas tinham muita demanda. Foram mais de 10 consultas por pessoa. E nós conseguimos dar uma resolução muito boa nos tratamentos da população, que é o que foi proposto: alta clínica do tratamento na questão básica”.

Conforme Molina, os procedimentos mais realizados foram restaurações, extrações dentárias e Raios-X. Além destes, parte dos casos recebeu os procedimentos básicos e encaminhamento para atendimento particular. “Quando chega em um determinado ponto que nós não temos como fazer o tratamento aqui, fizemos toda a base e encaminhamos para o atendimento particular para que o paciente possa evoluir. E isso também valoriza a profissão aqui no município. Recebemos uma avaliação muito positiva. O período é curto e mesmo assim conseguimos ter um resultado muito bom”.