Assistência Social de Ibiaçá realiza Cadastro Único

Publicado em 29/04/2015, Por Assessoria de Imprensa

Por meio de orientação da assessora técnica do Departamento de Assistência Social do Estado, (DAS) Glaucia Risson, a Secretaria de Assistência Social de Ibiaçá iniciou o Cadastro Único. Conforme a secretária da pasta, Clarice L. Cavalheiro, cerca de 656 famílias devem ser recadastradas. 

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; o renda mensal total de até três salários mínimos.

O Cadastro Único permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família. O Governo Federal, por meio de um sistema informatizado, consolida os dados coletados no Cadastro Único. A partir daí, o poder público pode formular e implementar políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas. O Cadastro Único é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), devendo ser obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.