Ibiaçá sedia evento da Amunor em defesa da segurança pública

Publicado em 23/04/2015, Por Assessoria de Imprensa

O prefeito Ulisses Cechin, vice-prefeito Claudiomiro Fracasso e a presidente do Poder Legislativo, vereadora Evandra Rossi, recepcionaram na última sexta-feira (17), na Câmara de Vereadores de Ibiaçá, prefeitos, vice-prefeitos e secretários que integram a Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor).

Um dos principais assuntos da pauta foi a proposta de criação de um Grupo Regional de Operações Especiais da Brigada Militar (GROE). Seria uma parceria do Governo do Estado com contrapartida de 15 municípios que integram a Amunor, a fim de amenizar a insegurança na região. Os municípios beneficiados por estarem vinculados ao 10º BPM de Vacaria seriam: Lagoa Vermelha, Sananduva, Ibiraiaras, Caseiros, Capão Bonito do Sul, Maximiliano de Almeida, São José do Ouro, Barracão, Cacique Doble, Ibiaçá, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, Tupancí do Sul, Machadinho e Paim Filho. Água Santa, Santa Cecília do Sul e Vila Lângaro pertencem ao Batalhão de Passo Fundo.

O prefeito Cechin enfatizou o descaso na falta de efetivo na região. “Necessitamos urgente de policiais efetivados em nossos municípios. Sabemos da real situação financeira do Estado, entretanto, não podemos deixar de reivindicar pela segurança da população, combatendo a criminalidade”, observou o prefeito.

O presidente da Amunor e prefeito de Lagoa Vermelha, Getúlio Cerioli defendeu que a alternativa em forma de consórcio público, seria menos onerosa se comparada à criação de uma Guarda Municipal para cada cidade.

O comandante das 3ª e 4ª Companhias de Policiamento Militar do 10º BPM, capitão Marcelo Souza participou da reunião e apresentou aos prefeitos, como funcionaria na prática a proposta pioneira no Estado. “Seria a criação de um contingente com 50 homens, aprovados em concurso público e que aguardam nomeação, divididos em dois grupos sediados em pontos estratégicos, em cidades a serem definidas, com atendimento 24 horas para atender demandas urgentes. O trabalho incluiria ainda a possibilidade de um sistema de vídeo monitoramento, aproveitando para proporcionar a volta ao trabalho de policiais aposentados”, explicou.

Ao final da reunião, os prefeitos elegeram duas alternativas: a primeira, de que a referida proposta deverá ser encaminhada ao Comando Geral da Brigada Militar com o objetivo de avaliar a possibilidade do convênio, bem como, levantar uma planilha de custos e posteriormente, a viabilidade de rateio do investimento entre os municípios interessados. A outra é de a Amunor promover uma mobilização regional de todos os municípios em torno da próxima Consulta Popular, em canalizar os recursos integralmente no fortalecimento de segurança pública.