Ibiaçá apresenta Plano Municipal de Educação

Publicado em 17/04/2015, Por Assessoria de Imprensa

Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito Ulisses Cecchin e o vice-prefeito Claudiomiro Fracasso, receberam a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, professora Aida Teston e as assessoras Mariane e Fabiana, para a entrega do Plano Municipal de Educação (PME) para 2015 – 2025.

O prefeito  Ulisses parabenizou a dedicação na elaboração e agradeceu a todos que se envolveram para a formatação do mesmo. A presidente da Câmara de Vereadores, Evandra Rossi também prestigiou o ato e cumprimentou pelo trabalho. O PME seguirá para a Câmara para avaliação dos vereadores e posterior aprovação. “O PME construído pelos e para os ibiaçaenses, na conjugação de esforços entre Poder Executivo, Secretaria Municipal de Educação, Cultura Esporte e Lazer, Fórum Municipal de Educação, Escolas municipais, estaduais e particular, professores, pais, alunos e população colaborativa, delineou para cada meta, estratégias passiveis de consecução para o decênio 2015-2025”, observa a secretária.

De acordo a secretária Aida, no caso do plano, as metas mais importantes são a universalização das matrículas da Pré-Escola ao Ensino médio, que hoje chegam a 98%. A meta é chegar aos 100% em 2016. Outro ponto estratégico é a ampliação das Escolas em tempo integral. Um dos relevantes avanços está na preocupação com as ações específicas para a correção de fluxo e o combate à distorção idade-série.

As 10 diretrizes delineiam significativo avanço na atual educação brasileira. I. Erradicação do analfabetismo; II. Universalização do atendimento escolar; III. Superação das desigualdades educacionais; IV. Melhoria da qualidade de ensino; V. Formação para o trabalho; VI. Promoção da sustentabilidade socioambiental; VII. Promoção humanística, científica e tecnológica do País; VIII. Estabelecimento de meta de aplicação de recursos em educação como proporção do Produto Interno Bruto (PIB); IX. Valorização dos profissionais da educação, e, X. Difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e gestão democrática da educação.

 Também participaram do ato, o secretário da Administração Jocemir Bergamin e o vereador Ari Roman.