Romaria de Ibiaçá: é preciso assumir o compromisso de humanização

Publicado em 27/02/2015, Por Assessoria de Imprensa

Pelas ruas da cidade de Ibiaçá, no final de semana passado (21 e 22/02), pessoas de todos os lugares, fizeram pedidos e agradecimentos por graças alcançadas, intercedidas por Nossa Senhora Consoladora. Em frente ao Santuário os romeiros acompanharam as principais celebrações com o tema central Pelas Mãos da Mãe Consoladora uma Vida de Paz.

A 63ª edição da Romaria celebrou também um momento especial para Ibiaçá, que comemora em 2015 seu cinquentenário de emancipação político-administrativa.

As boas vindas do reitor do Santuário, padre Edson Priamo, com palavras acolhedoras e motivadoras, preparavam o clima espiritual antes das missas, além dos cânticos que emocionavam os participantes.

Com a presença do Bipo de Vacaria, Dom Irineu Gassen, os padres pregadores, Cláudio Prescendo e Elisandro Guindani, disseram que a sociedade espera dos homens e mulheres de boa vontade uma intervenção ética e moral um trabalho de resgate da dignidade humana. Ao destacar o início da quaresma, os padres reafirmam que é preciso assumir o compromisso de humanização e a romaria é a plataforma de lançamento.

Padre Cláudio perguntou: “O que tem Ibiaçá que atrai uma multidão? Recolhendo tantos pedidos, necessidades, angústias e colocando nas mãos da Mãe Consoladora? Que Nossa Senhora seja força, conforto, esperança, o grande modelo de pessoa, discípula missionária, servidora de Deus e dos pobres e mais necessitados. Por suas mãos aprendemos o jeito de viver a fé”, afirmou.

O terceiro ponto destacado pelos sacerdotes foi sobre o tema “uma vida de paz”. Segundo padre Cláudio, pelas mãos da Mãe Consoladora, experimentamos o dom da paz, da esperança, da saúde e da justiça. “Para desfrutar da paz, precisamos do entendimento humano, diálogo, respeito e mútua ajuda. Sem esses elementos não conseguimos encontrar a paz”, garante o religioso.

O Dom da paz é fruto de uma vida digna, vivida com tolerância, com o exercício do perdão, silenciando, uma vida mais calma. Em oração, os devotos também pediram por uma vida de paz, mais segurança e harmonia para toda a sociedade.

A reflexão dos sacerdotes também observou a corrupção no Brasil. “Não podemos nos calar diante da corrupção de um mercado que usa as pessoas e depois joga fora”, mencionou padre Cláudio.

Ao finalizar a celebração, a mensagem foi para que acreditemos no Evangelho.  “Aqui viemos beber desta fonte para vivermos este novo ano repleto da luz de Deus, agindo e caminhando como filhos e filhas de Deus. Protegidos pela benção de Deus. Um ano feliz, com saúde e abençoado para todos”, concluiu o celebrante.  

A chuva forte durante as missas não afastou os romeiros do santuário. Com guarda-chuvas uns abrigavam aos outros. 

 

Texto: Assessoria de Imprensa Governo de Ibiaçá.

Fotos aéreas: Matheus Pellin