Razões da Fé destacou a 63ª Romaria e os 50 anos de Ibiaçá

Publicado em 13/02/2015, Por Assessoria de Imprensa

O programa de rádio, Razões da Fé, transmitido aos domingos pela Rede Sul de Rádios, entrevistou no último domingo (07/02), o prefeito Ulisses Cecchin, o Bispo Emérito Dom Orlando Dotti, o Reitor do Santuário Nossa Senhora Consoladora, Padre Edson Priamo, a presidente da Câmara de Vereadores Evandra Rossi e a agente de Pastoral, Geneci Negri.

O programa com duração de uma hora foi dividido em três blocos. O primeiro bloco tratou do significado do Santuário para a Diocese e Região, o segundo, os 50 anos de Ibiaçá e a Romaria e no terceiro os entrevistados falaram sobre a preparação para a 63ª Romaria.

O programa foi ao ar pela rádio São Francisco de Caxias do Sul, Fátima de Vacaria, Cacique de Lagoa Vermelha, Alvorada de Marau, Veranense de Veranópolis, Garibaldi de Garibaldi, Maristela de Torres, Sarandi de Sarandi, Cristal de Soledade, Rosário de Serafina Corrêa, Aurora de Guaporé, Cultura de Campos Novos, Miriam de Farroupilha e Webradio Migrantes.

 O significado do Santuário para a Diocese e a região

Para Dom Orlando, quem faz o Santuário é o povo. “O Santuário é a devoção de um povo para um determinado lugar Santo, onde o povo se faz presente. O Santuário é a plataforma de lançamento de todo um trabalho que se realiza durante o ano na Diocese. Para nós é uma Benção de Deus”, considera.

Na Romaria de 1977, Dom Henrique Gelaim achou por bem decretar o local como Santuário. “Quem vai ao Santuário, vai a busca de Deus, de uma experiência de vida, espiritualidade para fortalecer a sua fé a sua caminhada cristã”, lembra o padre Edson.

Especialmente na Romaria, há um clima diferente, celebrações que motivam as pessoas a viver sua vida cristã. A Paróquia conta com 18 comunidades e 11 grupos de liturgias e cantos. Isso faz de Ibiaçá um lugar acolhedor, místico de uma espiritualidade mariana muito forte. Mais de 100 pessoas atuam como voluntários neste evento religioso.

A cidade de aproximadamente 5 mil pessoas recebe neste dias mais de 100 mil romeiros. Isso exige uma grande preparação por parte dos poderes constituídos, a comunidade e a igreja. E neste ano, Ibiaçá comemora seus 50 anos de Emancipação.

Conforme o prefeito Ulisses Cecchin, deve-se valorizar as pessoas que começaram em 1965. “E muito antes disso em 1916 quando chegaram as primeiras famílias de colonizadores, desbravando esta terra”, enfatiza. Em relação à Romaria o prefeito afirma que a colaboração da comunidade é fundamental.

A presidente do Poder Legislativo, vereadora e teóloga Evandra Rossi, em entrevista ao programa de rádio comentou que o momento é de muitas emoções, fé e graças.  “Momento religioso que com certeza deixa boas lembranças”, diz ao comentar que desde crianças são envolvidos neste espirito de fé e devoção.

Os 50 anos do Município e a Romaria

Ibiaçá vai comemora no dia 22 de novembro de 2015, os 50 anos de Emancipação. Durante todo o ano haverá festividades, mas a Romaria é um momento muito especial de agradecimento pela união da comunidade.

Dom Orlando Dotti afirmou que povo de Ibiaçá é um povo que tem fé e que sempre houve um perfeito entendimento entre a Prefeitura e o Santuário para que a Romaria seja lugar de harmonia entre o poder civil e religioso. “Ibiaçá é um centro de convergência. Bendita Ibiaçá que favorece tanto ao crescimento espiritual quanto ao crescimento material, até moral. O povo aqui que tem uma romaria que se estende todo o ano. Os poderes estão a serviço do povo. Isso, como igreja temos que reconhecer da parte de todos os prefeitos até o presente uma colaboração imensa para a romaria”, observa o Bispo Emérito.

Para o prefeito Ulisses Cecchin, o entendimento entre o município e a igreja sempre foi uma constante. “Esperamos que continue pra sempre. A religiosidade implantada ali e introduzida pelas mãos de Consoladora certamente faz com que o município tenha esta notoriedade”, relata ao salientar que a união de esforços é importantíssima para a condução dos trabalhos.

Padre Edson Priamo, salienta que a romaria começou com a chegada do Padre Zanatta, no dia 10 de fevereiro de 1952. “Foi ele quem trouxe a devoção a Nossa Senhora. Quando seminarista, muito doente, fez uma promessa que se conseguisse ser sacerdote levaria a devoção de Nossa Senhora. O nome que mais o impressionou foi Nossa Senhora dos Aflitos. No mês de maio, ele então realizou a primeira romaria”, conta.  Padre Zanatta realizou em Ibiaçá, sete romarias.   

A 63ª Romaria

Pelas Mãos da Mãe Consoladora uma vida de Paz. Este é o tema da 63ª Romaria. Padre Edson explica que “os olhos podem ser a janela do corpo, mas as mãos são a porta do coração. Com as mãos Maria trouxe ao mundo o Salvador. Nós precisamos das mãos para estendê-la a quem precisa”, comenta.

A agente pastoral, Joneci Brusso Negri, destacou que o envolvimento dos grupos de liturgia é muito intenso.  “Temos muita fé. Todos os grupos se preparam muito para acolher e fazer com que as pessoas se sintam bem em Ibiaçá”.

 A novena inicia nesta sexta-feira, 13. No sábado, dia 21 a procissão luminosa é a mais aguardada pelos romeiros. Milhares de velas são acendidas à espera do Carro Andor, do surgimento da Mãe Consoladora que é rodeada de crianças vestidas de anjo. A multidão caminha com a Mãe em oração pelas ruas de Ibiaçá.

No domingo, 22, além das missas pela manhã, o ponto alto é a benção às 15 horas com procissão do Carro Andor.  

 

Texto: Elaine Fontana – Jornalista.