Clima de festa e alegria marca abertura da Expo Ibiaçá 2013

Publicado em 23/11/2013, Por Assessoria de Imprensa

O município de Ibiaçá que completou ontem (22/11), os 48 anos de emancipação político-administrativa celebra importantes avanços na geração de renda e emprego e fortes investimentos em infraestrutura, educação e no setor agrícola.  A 11ª Expo Ibiaçá, abriu suas portas com grande participação do público. Muitas autoridades marcaram presença e parabenizaram Ibiaçá pela pujança e desenvolvimento em diversos segmentos.

Empresários locais e regionais também cumprimentaram Ibiaçá pela realização da Expo. Os patrocinadores foram destacados durante a solenidade de abertura e agradecidos pela parceria.

Os discursos foram marcados pela emoção. O prefeito de Ibiaçá Ulisses Cecchin (PP), comentou sobre ações do governo e parabenizou a comissão organizadora presidida pelo vice-prefeito Claudiomiro Fracasso e também à Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Ibiaçá (Acisai), comandada pelo empresário Roberto Nazaré Cavalli.

A chegada do Papai Noel fez brilhar os olhos das crianças e adultos. A abertura das festividades de Natal deu o tom da festa juntamente com a leveza dos bailarinos da Escola de Danças Petipa de Passo Fundo, que abriram o evento com coreografia temática da Expo Ibiaçá.

A beleza da mulher ibiaçaense esteve representada pelas Soberanas: Taís Favretto Rainha; 1ª Princesa Luana Bruzzo; 2ª Princesa Maiara Copatti. Os hinos Nacional e do Município foram interpretados ao vivo pelos ibiaçaenses, professora Gláucia Pasquali Slongo e o estudante de jornalismo, Belchyor Teston.

Benção

O evento teve benção proferida pelo Pároco do Santuário Nossa Senhora Consoladora, Pe. Edson Priamo que falou em nome das entidades religiosas do município.

Pronunciamentos

O presidente da Expo Ibiaçá, Claudiomiro Fracasso, disse que cabe a cada um enfrentar os desafios.

“É com alegria no coração que me dirijo até vocês. A 11ª Expo Ibiaçá tem as mãos de homens e mulheres que não mediaram esforços quando decidimos que faríamos a feira. Agradeço a confiança do prefeito, as empresas, os governos do Estado e Federal que são patrocinadores. Venham visitar aquilo que o município tem de melhor. Vivemos um bom momento. O resultado está aqui nesta praça está nos estandes.  De coração agradecemos a todos. São 48 anos onde muitas pessoas contribuíram e queremos continuar construindo com vocês um município cada vez melhor. Ibiaçá tem um povo que acredita, trabalha e aposta no município”, afirmou o presidente da Expo.

O presidente da Acisai, Roberto Nazará Cavali, saudou a todos e agradeceu às autoridades.

 “A presença de vocês é motivo de engrandecimento para nós. Agradeço a Deus e à Nossa Senhora Consoladora por esta caminhada,  à minha família, aos associados da Acisai que me permitiram estar à frente da associação nestes últimos dois anos e a todos os expositores e patrocinadores. Vejam agora a importância que esta Associação tem para a realização desta Expo. Obrigado a todas as pessoas que se doaram para a realização deste evento”, salientou.

Para o presidente da Amunor, prefeito de Tapejara Seger Menegaz, a feira valoriza a comunidade e as empresas.

“Precisamos ter autonomia pra cada município investir naquilo que tem vocação.  

Como prefeito temos cobrado melhorias em infraestrutura e em diversas frentes.

 Parabéns Ibiaçá pelo aniversário. Serão dias de festa”, cumprimentou.

Representando a Assembleia Legislativa do Estado do RS, a deputado progressista, Silvana Covatti,  saudou as famílias de Ibiaçá.

“Estou feliz em estar aqui representando o parlamento gaúcho. Saúdo as famílias de Ibiaçá que produzem aqui, cultivam e colocam seu trabalho para desenvolver esta terra. Falo em nome dos deputados Altemir Torteli e do deputado Oliboni, presentes neste evento, e lembro da aprovação do projeto de autoria do deputado Oliboni, que coloca no Calendário Estadual de Eventos, a Romaria de Ibiaçá. 

A Expo representa um pouco de cada família de Ibiaçá. O Carinho que temos por aquilo que produzimos. Hoje quero parabenizar vocês da indústria, do comércio, da produtividade da economia. Parabéns Ibiaçá, muito sucesso, muitas alegrias. Curtam bastantes estes três dias de produtividade, cultura e desenvolvimento”, parabenizou a deputada Silvana Coavatti.

O deputado federal do PT, Dionilson Marcon, destacou a produção do município, a organização do evento e a cultura de fé de Ibiaçá.

“Estou muito feliz de estar aqui em Ibiaçá. A bancada gaúcha está a disposição dos municípios para avançar cada vez mais. Parabéns Ibiaçá pelos investimentos em parceria com o Governo Federal na construção da Escola Infantil, ampliação na Saúde. O governador Tarso Genro e a presidente Dilma estão com os municípios. Aproveitem estes três dias para se divertir com a família”, pontuou o deputado Marcon.

Ao destacar a presença das Soberanas e do Papai Noel, o deputado federal Afonso Hamm (PP), parabenizou o clima de festa e alegria do município.

“Temos tido atuação direta com o município de Ibiaçá. Viabilizamos investimentos para aquisição de caminhão para agricultura, do britador e agora recursos para saúde. Minha mensagem é de uma política de trabalho  de resultados. Esta região tem uma grande pujança. 

A todos os expositores à comunidade excelente negócio, excelente Exposição. Contem com nossa bancada em defesa dessa região e em defesa deste município”, ressaltou.

Representando o Ministério Agrário e o ministro Pepe Vargas, o delegado federal Marcos Regelin, disse ser motivo de muita alegria estar na terra da produtividade. 

“Parabéns Ibiaçá pelo progresso. Convido para no dia 06 de dezembro, a participarem da entrega de motoniveladoras e caminhões caçamba a 50 município, evento que será em Passo Fundo.  Isso é motivo de avanço, estamos dando uma ajuda no sentido de manter as estradas em boas condições.

Em nome do Ministro Pepe Vargas, contem com o Governo Federal que quer estar junto com vocês dentro da propriedade para melhorar cada vez mais. Prefeito Ulisses, esperamos que cada vez mais possamos estar aqui dando grandes passos para toda nossa região”, enfatizou o delegado Regelin.

Representado o governador Tarso Genro, o secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, disse ser uma honra representá-lo num evento tão importante, como a Expo Ibiaçá.

“Tenho a honra de representá-lo aqui. Trago um forte abraço aos organizadores, aos expositores, comunidade local e regional presente neste evento. Uma festa que comemora os 48 anos do município, 11ª Feira, num clima de festa, alegria e esperança como vimos aqui.

O momento da feira, é o momento que apresenta todo o potencial de desenvolvimento, se apresenta com sua história, se apresenta com uma festa num clima de Natal e vejo as crianças com brilho no olhar. Quero dizer é muito bom ser Governo e encontrar aqui um clima de esperança. O clima que vivemos aqui é o mesmo que vivemos no Estado e no País.

A esperança das crianças que estão aqui olhando para o Papai Noel é a mesma de milhões de crianças brasileiras que com as nossas políticas conquistaram o direito de sonhar com o seu presente do Papai Noel.

Vivemos um momento no Brasil de quase em pleno emprego. E saber que com nossas políticas do Governo Estadual e Federal, milhões de brasileiros comemoram o Natal na sua casa nova, que milhões de jovens, comemoram o Natal voltando pra casa da Universidade onde jamais teriam chegado se não tivéssemos políticas para permitiram isso. De fazer destas políticas o nosso projeto de desenvolvimento para o país.

Temos que reconhecer: temos desafios sim. Seguramente o maior é superar o desafio da infraestrutura. Nosso país estava acostumado a transportar 80 milhões de toneladas de grãos há 10 anos atrás.  Hoje são mais de 180 milhões de toneladas.  Isso se deve ao crédito, aos agricultores. Nossos portos não estavam acostumados a receber tantos produtos para serem exportados. Nossos aeroportos não estavam acostumados a dar lugar pra tanta gente que pode hoje viajar.  Precisamos investir neste modelo de desenvolvimento. Mas nem por isso deixamos de comemorar nossas conquistas.

Parabéns aos expositores à comunidade ibiaçaense. Merece uma grande confraternização, uma grande festa de negócios de cultura e de lazer.  É assim que se constrói a história de um Município, de um Estado e de um País, argumentou Pavan.

O prefeito Ulisses Cecchin ao saudar as autoridades agradeceu a confiança de todos e o prestigio por estarem ali.

“A Expo Ibiaçá, assim como todas as nossas feiras regionais, são e sempre serão um espaço onde os expositores de todo os segmentos podem interagir com o cidadão consumidor e trocar ideias e experiências entre empreendedores buscando sempre a qualificação dos produtos e serviços oferecidos à população, mas também é uma oportunidade de conhecermos o que nossa cidade e região tem para oferecer, num tempo onde o acesso  à informação é rápida, tornando o consumidor mais exigente e informado sobre os novos produtos e tecnologias. É um momento de grandes oportunidades e devemos aproveitar estes espaços.

Dia 20 de setembro, lançamos em Ibiaçá o Programa de Microcrédito, através de Convênio com a Secretaria Estadual de Economia Solidária tendo como agente financeiro o Banrisul. Concretizamos 11 operações totalizando um valor de R$ 40.954,00. Os beneficiários já estão usando os recursos podendo investir conforme suas necessidades com juros de 0,41% ao mês.

Nesta semana atraímos para Ibiaçá a Universidade de Passo Fundo (UPF) que possui parceria com o Governo do Estado via Agência de Desenvolvimento e Inovação, para desenvolver com Indústrias locais o Projeto de Extensão produtiva e Inovação. Nos próximos dias três empresas começam a receber consultoria e assessoria dos profissionais da UPF com custo zero aos empresários, com o objetivo de aumentar a eficiência, a competitividade, a produção, o emprego e a renda das empresas.

Estamos oportunizando por meio do Senac, o curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para empresas deste setor, subsidiando 50% do curso a fim de qualificar aos produtos comestíveis oferecidos para a população.

São ações do Governo Municipal buscando o crescimento e o desenvolvimento econômico de empresas, população e do Município.

Para finalizar quero agradecer e pedir para que subam ao palco os membros das comissões que ajudam a organizar a 11ª Expo Ibiaçá.

Comissão de Captação de recursos: Claudiomiro Fracasso, Junior Meneghini e Carmen Negretti.

Comissão de Marketing: Evandra Rossi, Rodrigo Porto, Amauri Schimidt e Andreia Telles.

Comissão de Finanças: Roges Perineto, Bruna Copelli, Junior Meneghini, Nazaré Cavalli.

Comercialização de Estandes Acisai: Thaline Lovatto.

Ainda para comemorarmos os 48 anos de emancipação político-administrativa do município, convido a Gláucia Pasquali e Belchyor Teston para cantarem o Hino de Ibiaçá. 

“Declaro aberta a 11ª Expo Ibiaçá, grandes negócios e muitas emoções, sucesso a todos”, finalizou o prefeito Ulisses Cecchin.

 

Redação: Elaine Fontana - Jornalista - Governo de Ibiaçá

Fotos: Andreia Telles e Elaine Fontana.