ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL AJUDAM NA CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA

Publicado em 10/04/2024, Por Assessoria de Comunicação

Desde 2023, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ricardo Durigon, os alunos do 4°, agora no 5º ano, tanto da manhã quanto da tarde, têm participado de oficinas supervisionadas e orientadas pela equipe do Projeto Ecoando, uma parceria do Governo Municipal com a Copercicla, através do Vívere Instituto Educacional.

Com o intuito de fortalecer os vínculos com a comunidade local, o Projeto Ecoando busca promover a cultura da sustentabilidade e incentivar a responsabilidade socioambiental entre nossos alunos. Essa iniciativa visa estabelecer parcerias entre os setores público e privado, através de atividades e oficinas pedagógicas nas escolas municipais, direcionadas aos estudantes do Ensino Fundamental.

O projeto, iniciado no ano passado, tem a duração de seis encontros e conta com a participação da equipe do Vívere Instituto Educacional que ministram as aulas. A equipe é formada por Nicoli Nicoluzzi engenheira ambiental e educadora do Vívere Instituto Educacional, Marcos Lazaretti, agrônomo e educador do instituto e Ana Carolina Maranghello assessoria de comunicação do projeto ecoando.

No primeiro de 2024, os alunos aprenderam a confeccionar uma composteira. A atividade foi realizada na própria escola, na quarta-feira (03/04). De maneira prática, os alunos puderam conhecer e vivenciar todas as etapas da construção da composteira. Também compreenderam que o lixo orgânico pode ser transformado em adubo por meio da compostagem, fornecendo ao solo um material rico em nutrientes e, principalmente, contribuindo para a redução da quantidade de resíduos enviados diariamente para os aterros.

Para o próximo encontro, Nicoli informou que será feito o "papel semente", que consiste em papel reciclado com sementes incorporadas, podendo ser posteriormente plantado.

Estiveram presentes na oficina o Prefeito Municipal Ulisses Cecchin, o Vice-prefeito Jones Cecchin, a Coordenadora Geral de Educação Gláucia Maria Pasquali Slongo, a Diretora da EMEF Ricardo Durigon, Cátia Vizentin, e as professoras das turmas participantes.