PROGRAMA ESTADUAL ALFABETIZA TCHÊ CHEGA AS ESCOLAS DO MUNICÍPIO

Publicado em 01/03/2024, Por Assessoria de Comunicação

Na tarde de terça-feira, a Coordenadora Geral de Educação, Glaucia Maria Pasquali Slongo e a Diretora da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Élen Zago, participaram de uma reunião no Centro de Eventos da UPF, organizada pela 7ª CRE, onde reuniram-se Secretários Municipais de Educação e Coordenadores do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

A alfabetização de todas as crianças do Rio Grande do Sul na idade certa é a meta do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (PARC), batizado de Alfabetiza Tchê, que faz parte do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

Com o objetivo de garantir o direito à alfabetização de todos os estudantes da rede pública gaúcha até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, o Material Didático Complementar é uma das principais ações do Programa, além da aplicação de avaliações periódicas de fluência leitora e da realização de ciclos formativos com equipes técnicas, gestores escolares e professores.

Após orientações, as representantes do Município, fizeram a retirada do material, este que será destinado aos professores e estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, da escola Municipal e Estadual, pois o programa comtempla o território municipal, e é composto por Livro do Professor, Livro do Estudante, Cadernos Literários e Cartazes, à luz do Referencial Curricular Gaúcho e às características regionais do território do Rio Grande do Sul. Além de contemplar o contexto cultural do estado, os cadernos literários possuem textos de autoria gaúcha, promovendo uma maior identificação dos professores e estudantes com o conteúdo e, assim, apoiando o processo de alfabetização.

Dessa forma, a disponibilização do Material Didático Complementar do Programa Alfabetiza Tchê representa a concretização dos esforços conjuntos em Regime de Colaboração entre Estado e Municípios para garantir a alfabetização, na idade certa, como um direito de todas as crianças.

Na quarta-feira (28) os materiais foram entregues, pelas representantes da Secretaria Muncipal de Educação, nas Escolas do município, a EMEF Cívico-Militar Ricardo Durigon e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Adelaide Picolotto.