Parabéns Ibiaçá pelos 49 anos de Emancipação Político-administrativa

Publicado em 21/11/2014, Por Assessoria de Imprensa

Neste sábado, 22 de novembro, Ibiaçá comemora os 49 anos de Emancipação Político-administrativa.

No programa institucional de rádio que vai ao ar neste sábado (22) através nas rádios Ibiaçá FM e Cristalina FM, os ouvintes irão relembrar momentos marcantes da trajetória nestes 49 anos. A história é contada por antigos moradores que relembram a imigração, a emancipação e a religiosidade. 

O presente e as projeções também são abordados no programa pelo prefeito Ulisses Cecchin e vice-prefeito Claudiomiro Fracasso.

 O prefeito Ulisses Cecchin e o vice-prefeito Claudiomiro Fracasso parabenizam os cidadãos de Ibiaçá que contribuíram e ainda hoje continuam colaborando para o crescimento e desenvolvimento do município.

O Governo Municipal tem realizado importantes investimentos em infraestrutura, agricultura, educação, saúde, obras para melhoram o dia dia e a vida das pessoas.

Colonização e Emancipação

Os primeiros colonizadores eram italianos e chegaram em 1916, mas segundo informações, três moradores caboclos, de origem africana, já ocupavam o lugar. A família de Valentim Dalzotto chegou em Nova Fiúme no ano de 1921 e, em 1923, montou a primeira serraria para aproveitar os pinheiros e facilitar a construção das casas.

Além desta, vieram outras 26 famílias, o que aumentou visivelmente a povoação que começava a crescer.

Em junho de 1924 construíram a primeira capela, atendida pelo pároco de Sananduva, Pe Geraldo de Gruffi que consagrou de Santa Filomena, em homenagem a Filomeno Pereira Gomes, proprietário das terras e doador do terreno.

Com o crescimento do povoado, algumas demandas precisavam ser atendidas e, naquele mesmo ano, foram instalados um moinho, uma ferraria, um hotel e uma casa de negócios.

Nova Fiúme tornou-se distrito, sendo o 12º de Lagoa Vermelha e passou a ser chamado de Ibiaçá que, no dialeto indígena, significa Fonte de Águas Cristalinas.

Com a emancipação de Sananduva, em dezembro de 1954, Ibiaçá deixa de pertencer a Lagoa Vermelha e passa a ser o 2º Distrito de Sananduva. Em maio de de 1965 a Comissão de Constituição e Justiça autoriza a consulta plebiscitária para a formação do Município de Ibiaçá. Através da Lei Estadual nº 5102, em 22 de novembro de 1965, emancipa-se o Município de Ibiaçá. O governo da União nomeou o senhor José Antônio Pellin como Interventor Federal de Ibiaçá, empossado em 15 de maio de 1966.

 

Assessoria de Imprensa Governo de Ibiaçá.