CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DEBATE PROPOSTAS PARA O SETOR

Publicado em 05/12/2023, Por Assessoria de Comunicação

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a 2ª Conferência Municipal de Cultura foi realizada no dia 28 de novembro, as 13:30 no Salão Nobre Municipal.

A Conferência tem o intuito de discutir as políticas culturais do município e celebrar a arte. Caracteriza-se como espaço público de debates, sendo um mecanismo institucional de diálogo com os artistas, produtores culturais e fazedores de cultura do município.

Durante a Conferência, foram realizadas as discussões sobre os 6 eixos temáticos, e a partir das discussões serão elaboradas propostas para cada um dos eixos temáticos.

Os seis eixos que foram discutidos são:

•          Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;

•          Eixo 2: Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social;

•          Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória;

•          Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;

•          Eixo 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;

•          Eixo 6: Direito às Artes e Linguagens Digitais.

A Conferência – O evento, compõe as diretrizes do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). Conforme a Lei nº 1684 de 02 de maio de 2023, a Conferência Municipal de Cultura de Ibiaçá é um evento que integra o Sistema Municipal de Cultura, sendo também um mecanismo legal e jurídico para a concretização da democracia participativa em âmbito municipal sobre as políticas culturais da cidade.

Estiveram presentes no evento, Presidente do Conselho Municipal de Cultura Gláucia Maria Pasquali Slongo, a coordenadora de cultura no município Élen Zago, os membros do Conselho Municipal de Cultura a Secretária de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo Carine Teston Minotto, o Secretário de Administração e Finanças Keilor Basso e a Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal Ana Maria Lemos, e também a responsável pelo CadÚnico no município, servidora Eliane Alves, artistas, músicos e público geral.