GOVERNO MUNICIPAL SOLICITA MEDIDAS PARA ACABAR COM A FALTA DE ÁGUA DE BAIRRO DO MUNICÍPIO.

Publicado em 14/11/2023, Por Assessoria de Comunicação

Na manhã do dia 14 de novembro, ocorreu uma reunião no Gabinete do Prefeito, entre representantes do Governo Municipal, representantes da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), responsável pelo abastecimento de água em Ibiaçá, vereadores e residentes do Loteamento Bianchini.

A finalidade da reunião foi abordar a busca por soluções para aprimorar o fornecimento de água no Loteamento. O encontro foi agendado pelo Prefeito Ulisses Cecchin e pelo Vice-prefeito, Jones Cecchin, em resposta às queixas dos moradores, que têm enfrentado problemas decorrentes ao abastecimento.

Durante o último fim de semana, os residentes do Loteamento Bianchini ficaram sem abastecimento. Segundo os técnicos, a ausência de água pode ter sido ocasionada pela interrupção de energia elétrica que perdurou quase 3 horas, resultando na não operação das bombas de água para os reservatórios. O problema está sendo corrigido e normalizado, e a Corsan está investigando a possibilidade de vazamentos não visíveis que possam ter impactado a área afetada.

De acordo com os representantes da Corsan, Zauri Antônio Bottan Junior, Gestor da US de Tapejara, e Aldomir Antônio Santi, Superintendente Regional da Corsan, a parte da cidade atendida enfrenta uma baixa vazão, mas os esforços para solucionar o problema estão em andamento desde segunda-feira (13).

Quanto às situações anteriores de falta de água, os técnicos esclareceram na reunião que, com a privatização da companhia de água, a Corsan passará por uma modernização, incluindo a implementação de sensores de alerta para monitorar os níveis dos reservatórios e prevenir crises.

Outras sugestões discutidas incluem a perfuração de novos poços para garantir uma vazão adequada, a expansão e substituição da rede de distribuição com adutoras de maior diâmetro, além da construção de novos reservatórios. Contudo, tais medidas levarão mais tempo para implementação.

Tanto os gestores, vereadores e comunidade, aguardarão o início da execução das soluções sugeridas pela Corsan para melhora significativa do abastecimento de água no Loteamento.