Livro de Ibiaçá vai contar a história dos 50 anos

Publicado em 31/10/2014, Por Assessoria de Imprensa

A professora e mestre em Educação, Carina Copatti, está escrevendo o livro que retratará a história de Ibiaçá, a convite do prefeito Ulisses Cecchin juntamente com a Comissão Organizadora do Cinquentenário.

Em recente entrevista ao programa de Rádio da Prefeitura, Carina se emocionou ao contar sobre esta experiência. Dezenas de entrevistas estão sendo realizadas com pessoas da comunidade. “As pessoas pedem pra gente voltar, formamos novas amizades são memórias belíssimas de cada pessoa”, afirma a pesquisadora.

Acompanhada pelas secretárias municipais Andreia Teles e Bruna Copelli, o trabalho semanal de visitas tem rendido um vasto material. As entrevistas são gravadas para posterior transcrição.

De acordo com o Carina, a obra, ainda sem nome definido, está estruturado em cinco capítulos. O primeiro vai tratar da colonização do Rio Grande do Sul, o segundo será sobre o povoamento da Vila Nova Fiúme, as primeiras famílias, os primeiros serviços, as dificuldades na construção das primeiras estradas, entre outros importantes momentos que marcaram a época. “Abordaremos o processo emancipatório e a criação do município de Ibiaçá, além de fatos que marcaram em diferentes governos municipais. Todo esse processo de construção se dá através de pesquisa bibliográfica e entrevistas”, ressalta Carina.

A jovem escritora adianta que o terceiro capítulo será dedicado ao desenvolvimento de Ibiaçá em diversos setores da economia abordando também o trabalho realizado nas secretarias municipais.

Os aspectos da religiosidade na formação de Ibiaçá, destacando as Romarias de Nossa Senhora Consoladora, a figura do Pe. Zanatta como idealizador dessa devoção, além de abordar outras instituições religiosas como a Igreja Assembleia de Deus e Igreja Batista Independente integrarão o quarto capítulo. O quinto e último capitulo apresentará o histórico das 22 comunidades rurais e suas peculiaridades.

Para a pesquisadora o trabalho será o resultado da participação da comunidade através dos relatos de moradores das comunidades que juntos estão construindo essa obra.

Ibiaçá vai completar os 50 anos de Emancipação em novembro 2015 e uma vasta programação está sendo planejada para celebrar o cinquentenário.

 

Redação: Elaine Fontana Assessoria de Imprensa Governo de Ibiaçá.