Agroindústria em construção no interior de Ibiaçá

Publicado em 31/10/2014, Por Assessoria de Imprensa

As famílias do meio rural estão tendo novas oportunidades para agregar renda. Na comunidade São Francisco do Planalto, interior de Ibiaçá, quase na divisa com o município de Caseiros, está em construção uma agroindústria. No local serão produzidos pães, bolachas, bolos e salgados.

A agricultora Sirlei de Fátima Gomes de Silva faz parte da associação. Ela conta que os equipamentos como fornos, batedeiras, mesas já foram adquiridos. A expectativa é de que em dezembro possa ser inaugurada a agroindústria. As instalações seguirão as normas da vigilância e os produtos terão o selo Sabor Gaúcho.

A obra tem investimento de R$ 90 mil do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER), o Governo também concede crédito de R$ 10 mil para compra de equipamentos. Destes valores, 80% são a fundo perdido e 20% podem ser pagos em oito anos.

 O secretário da Agricultura de Ibiaçá, Alcir Stefani e o engenheiro da Prefeitura de Ibiaçá, Luiz Arcanjo Girardi, realizaram uma vistoria na semana passada. Segundo eles, as agroindústrias que conseguem regularizar as questões sanitária e ambiental, além de cumprir com outros critérios de participação no programa, passam a utilizar um selo do Sabor Gaúcho em seus produtos, o que é mais um fator que ajuda na comercialização. “Com este selo, o consumidor compra o produto com mais segurança”, diz o secretário Stefani.

As mulheres já participaram de curso de gestão e produção dos alimentos também oferecidos pelo Programa. A prioridade é colocar a agroindústria na formalidade padronizando a atividade.

 

Texto e fotos: Elaine Fontana Assessoria de Imprensa  Governo  de Ibiaçá.