Família Zulian vai colher 15 toneladas de tomate

Publicado em 31/10/2014, Por Assessoria de Imprensa

No interior de Ibiaçá, em Araçá Alto, a família Zulian continua a atividade de cultivo de hortifrutigranjeiros. O agricultor Valdecir Zulian se orgulha em apresentar a pequena propriedade onde faz o cultivo, com ajuda da mulher e as filhas, principalmente de pepinos, tomates, repolho e alfaces.

Os tomates ainda estão verdes, mas á expectativa é grande para a colheita. O produtor espera colher cerca de 15 toneladas de tomate dos 2.500 pés cultivados em duas estufas, já os pepinos estão na fase de colheita e  até agora já foram vendidos mais de 600 quilos,  mas esse número vai aumentar. 

Numa área de aproximadamente um hectare, a diversidade da produção chama a atenção de quem passa por ali. O secretário da Agricultura de Ibiaçá, Alcir Stefani, visitou a propriedade que também recebe incentivos do Governo de Ibiaçá. “Há mercado para todos os produtos e vemos aqui uma vontade imensa da família em continuar nesta atividade. Por isso sempre apoiamos essas iniciativas”, disse.

Zulian conta que está investindo em tecnologias e novos experimentos como, por exemplo, a forma de irrigação e cultivo das mudas para as estufas. Além disso, flores estão plantas próximo ao local para ajudar na polinização.  A produção ecológica tem mercado garantido. Zulian conta que tudo que é produzido é comercializado imediatamente na região. “Procuramos cultivar as plantas com qualidade, evitando uso de agrotóxicos respeitando o meio ambiente”, conta feliz o agricultor.

No último ano, a família instalou mais uma estufa e conseguiu adquirir um veículo 0km para o transporte da produção através do Programa Mais Alimento.

Além da Secretaria da Agricultura, a Emater/Ascar de Ibiaçá é uma grande apoiadora das atividades da Família Zulian.                                              

 

Elaine Fontana - Assessoria de Imprensa Governo de Ibiaçá.