2a CONFERÊNCIA ESTADUAL DO TURISMO TEM PARTICIPAÇÃO DE REPRESENTANTES DO GOVERNO DE IBIAÇÁ

Publicado em 30/05/2023, Por Assessoria de Comunicação

O Vice-Prefeito Jones Roberto Cecchin e o secretário de Administração e Finanças Keilor Basso, participaram da 2ª Conferência Estadual do Turismo (Confetur) que aconteceu de 23 a 25 de maio, no Recanto Maestro, na cidade de Restinga Sêca.

O encontro, que reuniu representantes públicos e do meio empresarial turístico, buscou traçar diretrizes e metas para os próximos anos do setor gaúcho e elaborar uma nova versão do Plano Diretor de Turismo. No total, cerca de 500 pessoas se inscreveram para participar da conferência.

Durante a programação, os participantes foram apresentados ao cenário do ramo e à visão da atual gestão da Secretaria de Turismo (Setur) para o crescimento do setor no Rio Grande do Sul. Também foram apresentados exemplos de sucesso de turismo no Estado e de outros países.

 

O secretário Estadual de Turismo, Vilson Covatti, falou na abertura do evento, que a Confetur deve funcionar como um “divisor de águas”. “Queremos ouvir todos os envolvidos para saber onde estão nossos gargalos e onde aplicar melhor os recursos disponíveis. O encontro é um chamado para a sociedade participar democraticamente, com o objetivo de fazer uma ‘constituição’ para guiar nossos próximos passos”, explicou. O Secretário compreende que o turismo é um setor promissor e fundamental para os próximos anos, segundo ele de 25% a 30% das empresas que são registradas hoje no RS, são do meio turístico.

 

Os representantes de Ibiaçá, terminam o evento com saldo positivo. Para o Secretário Municipal de Administração e Finanças Keilor Basso, “foi muito importante a participação para mostrar que o município está presente dentro do RS. Temos projetos que estão em análise dentro da Secretaria estadual de turismo, e a participação no evento é uma forma de pressionar o estado para que os projetos recebam recursos e sejam executados.

 

O Vice-Prefeito Jones Cecchin afirma que a participação teve um enorme aproveitamento, “conversando com secretário estadual do Turismo, Vilson Covatti, tivemos uma conversa positiva e com esperança de notícias boas em breve.

O evento ressalta que os municípios devem trabalhar juntos, sozinho não conseguimos fazer nada, pois hoje não temos tudo o que é necessário para suprir uma demanda de turistas, mas a cidade vizinha poderá ter e nos ajudar. E amanhã ou depois, investidores de empresas privadas poderão investir aqui aumentando as ofertas de empregos e renda para nossa população.”

 

Após a conferência, a Setur sistematizou as decisões tomadas e encaminhou o documento para revisão final por integrantes do Conselho Estadual de Turismo (Conetur) pelo prazo de 60 dias. Na sequência, o documento será encaminhado para sanção do governador.

 

 

Fonte: www.setur.rs.gov.br