80 PRODUTORES DO MUNICÍPIO RECEBERÃO AUXÍLIO SILAGEM EM 2023.

Publicado em 05/05/2023, Por Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal da Agricultura de Ibiaçá, realizou na terça-feira, 02 de maio no Salão Nobre Municipal, a entrega do cheque simbólica do auxílio silagem, para 80 produtores rurais.

A distribuição dos valores que ultrapassam os R$ 111 mil, provenientes de recursos próprios do município, fazem parte do Programa de Incentivo à produção de silagem para produtores de leite e de gado de corte.

Lembrando que os beneficiários se inscreveram entre os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, e receberão o auxílio de 30% de até 5 hectares de silagem a ser retirado até o início de dezembro de 2023.

Esse benefício é exclusivo para quem produz silagem, sendo que os valores variam conforme o valor gasto por hectare. Conforme a Diretora da Secretaria Municipal de Agricultura, Andrieli Balansin, "por ainda estarmos no segundo ano deste programa de auxílio, vamos analisando onde precisamos melhorar e evoluir. Sabemos que os custos da produção deste setor são altos, então tentamos fazer nosso papel, como poder público, para mantê-lo rentável ao produtor,” concluí.

Além de esclarecer dúvidas e informações a respeito do auxílio, para os produtores presente, Andrieli apresentou o Programa ATEG, com a Médica Veterinária e prestadora de serviços do SENAR-RS, Camila Giaretto, que fará Gestão e Gerenciamento da Propriedade Leiteira. O Programa tem a duração de 3 anos, acompanhamento individual e mensal, para os produtores inscritos.

 

Na ocasião, vice-prefeito Jones Cecchin apresentou dados importantes sobre o Programa de Auxílio a Silagem: “Este ano foram 268 hectares beneficiados, dobramos o número de beneficiários do ano passado, este ano são 80 agricultores, foram investidos de 58 mil em 2022, para mais de 100 mil reais em 2023.” A evolução do Programa se deu devido aos ajustes que foram feitos, e a intenção para o próximo ano é melhorar e aperfeiçoar o projeto para facilitar mais os produtores de silagem. Segundo Jones, o PIB do município é essencialmente agrícola, por isso “a agricultura é o nosso cavalo de batalha, e para isso precisamos incentivar e valorizar ainda mais os produtores.

 

Os beneficiados serão pagos de acordo com o cronograma pré-estabelecido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e de acordo com as possibilidades orçamentárias do Poder Público Municipal.