PREFEITO EM EXERCÍCIO PARTICIPA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO QUE TRATA SOBRE HOSPITAIS DE PEQUENO PORTE

Publicado em 22/02/2023, Por Assessoria de Comunicação

Prefeito em Exercício, Jones Roberto Cecchin, participou segunda-feira (13), na Secretaria Estadual da Saúde (SES), da primeira reunião com a Comissão Técnica para análise e proposições referentes ao modelo assistencial dos Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) nas Redes de Atenção à Saúde do Rio Grande do Sul.  Instituída pela Portaria SES 85/2023, a Comissão é integrada por diretores da SES e prefeitos representantes de diferentes associações de municípios gaúchos.

Atualmente a Fundação Hospitalar de Ibiaçá faz parte dos Hospitais de Pequeno Porte (HPPS), tendo algumas restrições em relação a tratamentos e internações. Em novembro de 2023 foi encaminhado para a equipe de transição do governador eleito Eduardo Leite, um diagnóstico da situação do Hospital do município, para que programas como Assistir e Avançar, juntamente com outros programas, fortaleçam o apoio aos Hospitais de Pequeno porte do estado.

No Rio Grande do Sul, um HPP é uma instituição hospitalar com até 30 leitos clínicos. Entre outras especificidades, elas precisam conter, no mínimo, uma equipe formada por médico, enfermeiro, farmacêutico e nutricionista, sendo a assistência médica e de enfermagem 24 horas; serviço de controle de infecção hospitalar; núcleo de segurança do paciente; laudo de controle da qualidade da água; gerador de energia; registro de manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos e dos dispositivos de climatização, entre outros itens.

“Os HPPs são de enorme importância para as regiões. Permitem que as pessoas sejam atendidas nas suas comunidades desde que a unidade tenha condições técnicas de realizar esse atendimento, além de desafogar hospitais maiores”, falou a secretária estadual da saúde, Arita Bergmann. “Vamos fazer um levantamento de quais Pronto Atendimentos de Urgência no Estado possuem condições e interesse em se transformar em um HPP”, completou. 

A secretária reforçou ainda que o plano assistencial de cada instituição precisa dialogar com as necessidades de cada município ou região. Em março a Comissão voltará a se reunir, com uma avaliação da capacidade assistencial dos HPPs e quais adequações são necessárias, como de infraestrutura e medicamentos.

O assessor técnico da área da Saúde da Famurs, Paulo Azeredo, disse que a padronização dos critérios para uma instituição ser considerada uma HPP é uma pauta antiga da Famurs e que o trabalho realizado pela Comissão é um importante avanço.

Na reunião, além do Prefeito em exercício Jones Roberto Cecchin e a Secretária de estadual de Saúde Arita Bergmann, estiveram presentes os prefeitos de Chiapetta, Eder Luis Both, de Caibaté, Amauri Pires da Silva, de Braga, Elemar Argon Pilger, Inhacorá, Everaldo Bueno Rolim, e o administrador do Hospital Leonilda Brunet, de Ilópolis, Fernando da Gama. Pela SES, estavam presentes técnicos e diretores das áreas de vigilância sanitária, assessoria jurídica e atenção especializada.

Fonte: https://saude.rs.gov.br/comissao-que-trata-sobre-hospitais-de-pequeno-porte-tem-primeira-reuniao