Ibiaçá celebra Missa Crioula e inicia Festejos Farroupilhas

Publicado em 18/09/2014, Por Assessoria de Imprensa

Nesta quarta-feira (17) teve início os Festejos Farroupilhas em Ibiaçá. Um lonão para shows foi erguido na Praça Central onde também estão as barracas  que integram o Acampamento Farrapo.

A Chama Crioula foi buscada pelos cavaleiros do CTG Tropeiros da Fé de Ibiaçá no vizinho município de Sananduva. Ao chegar em Ibiaçá o prefeito Ulisses Cecchin, conduziu a centelha da chama ao altar onde foi presidida a Missa Crioula pelos padres Edson e Lírio. Os vereadores do município e lideranças da comunidade participaram do ofertório levando objetos da lida campeira.

A homilia, declamada em versos, foi escrita e declamada pelo padre Edson Priamo, homenageando a vida e trajetória do padre Caetano Caon, falecido no mês de agosto no Amazonas e que por várias vezes esteve trabalhando em Ibiaçá. “Ao grande padre Caetano, ao grande Caetano Caon, padre missionário, peão que com alegria e bravura trouxe a igreja para o galpão, fazendo missa crioula um esteio da tradição, nos curvamos com sinceridade e lhe agradecemos de coração”, disse em verso, padre Edson.

Após a Missa, aconteceu a abertura oficial da “Semana Farroupilha Padre Caetano Caon”.  O patrão do CTG Tropeiros da Fé, Leonir Germiniani, disse que cada gaúcho tradicionalista faz o possível para valorizar a sua terra. “Ser do sul é enfrentar as adversidades com coragem e determinação, é cantar o hino de chapéu na mão, é andar a cavalo, dançar, usar pilcha, é saborear a costela gorda, é matear ao pé do fogo de chão com a prenda amada. É ter orgulho desta terra, cultivar a tradição e manter viva a chama do tradicionalíssimo em nossos corações”, disse o patrão ao destacar que CTG, agora tem sede própria e conta com invernada mirim e juvenil.

O prefeito Ulisses Cecchin agradeceu a presença da comunidade, aos celebrantes e a todos os organizadores da Semana Farroupilha. “É a grande festa do Rio Grande do Sul, vamos confraternizar, reviver costumes, repassar ensinamentos, a cultura e tradição aos nossos jovens”, afirmou.

O primeiro dia de shows contou com a estreia das Invernadas Artísticas Mirim e Juvenil do CTG Tropeiros da Fé. O baile seguiu animado pelo Grupo Vitória de Ibiaçá.

A programação da Semana farroupilha segue até sábado em Ibiaçá. Na sexta-feira aconteceu o show com Wilson Paim.