DEZEMBRO LARANJA E VERMELHO: CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER DE PELE E PREVENÇÃO AO HIV E À AIDS

Publicado em 01/12/2022, Por Assessoria de Comunicação

O mês de dezembro chegou e com ele veio o Dezembro Laranja e Vermelho. Estas cores representam duas lutas que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de pele e o combate à AIDS.

Dezembro Laranja

A campanha foi criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com o objetivo de estimular a população na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de pele. No Brasil, o câncer de pele é a doença mais incidente entre a população: 176 mil novos casos ao ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O filtro solar, segundo a SBD, não é a única forma de prevenção. Para quem trabalha diariamente exposto ao sol, é indicado a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) como chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas que cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo (FPS) 30.

Os principais fatores de risco para o câncer de pele:

•           Pessoas de pele clara, olhos claros, albinos ou sensíveis à ação dos raios solares;

•           Pessoas com história pessoal ou familiar deste câncer;

•           Pessoas com doenças cutâneas prévias;

•           Pessoas que trabalham sob exposição direta ao sol;

•           Exposição prolongada e repetida ao sol;

•           Exposição a câmeras de bronzeamento artificial.

 

O câncer de pele é o câncer com maior incidência no Brasil, corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país e, por esse motivo, é de extrema importância o cuidado com a pele, principalmente no Verão.

 

Dezembro Vermelho

A AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, uma doença causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico responsável pela defesa do organismo de doenças, e destrói os glóbulos brancos. O vírus pode ser transmitido através do sexo vaginal, anal e oral sem camisinha, uso de seringa por mais de uma pessoa, da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação, e através de instrumentos que furam ou cortam sem esterilização.

Entre os sintomas estão fraquezas, náuseas e vômitos, febre, falta de apetite, rápido emagrecimento, candidíase persistente, suor noturno, diarreia, inchaço dos gânglios linfáticos e dores musculares.

 

Para evitar o vírus é necessário:

– Utilizar camisinha durante a relação sexual;

– Exigir material descartável ou esterilizado em consultórios médicos e odontológicos, laboratórios de exames, barbearias, serviços de manicure e estúdios de piercing e tatuagem;

– Não compartilhar objetos cortantes como agulhas, lâminas e seringas;

– Utilizar luvas ao manipular feridas e líquidos contaminados;

– Grávidas: façam teste HIV no pré-natal e, caso o resultado dê positivo, o médico orientará do procedimento para que a gravidez seja segura para o bebê.

A melhor técnica de evitar a Aids / HIV é a prevenção combinada, que consiste no uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção. Por isso, se você passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, faça o teste de HIV. Caso a exposição sexual de risco tenha acontecido há menos de 72 horas, informe-se sobre a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) na UBS.

Testagem para o HIV: O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente testes para diagnóstico do HIV (o vírus causador da Aids), e também para diagnostico da sífilis e das hepatites B e C. São testes seguros e sigilosos. Estão disponíveis de segunda a sexta nos horários disponíveis de atendimento da UBS.

Ainda não existe cura para a infecção pelo HIV, embora os tratamentos sejam muito mais eficientes do que no passado, e estão disponíveis no SUS.  O tratamento é combinação de medicamentos antirretrovirais que ajuda a combater a multiplicação do vírus e permite que os pacientes levem vidas mais longas e saudáveis, sem que seu sistema imunológico seja afetado rapidamente.

No Brasil a estimativa é que 920 mil pessoas vivem com HIV, e infelizmente a Aids ainda é vista como um grande tabu na sociedade e, por isso, muitas vezes as pessoas não procuram as unidades de saúde para fazer o teste de detecção da doença por medo ou preconceito.

LEMBRE-SE: A prevenção é a melhor forma de cuidar de você e do próximo.

Cuide-se! 🧡❤️ #DezembroLaranja #DezembroVermelho

 

Informações sobre testes e tratamentos podem ser obtidos na UBS de Ibiaçá, presencialmente, ou através do telefone (54) 3374 1335.