PREFEITO EM EXERCÍCIO SE REÚNE COM A SECRETÁRIA ESTADUAL DE SAÚDE PARA DEBATER SITUAÇÃO DO HOSPITAL DO MUNICÍPIO.

Publicado em 10/11/2022, Por Assessoria de Comunicação

O Prefeito em Exercício, Jones Cecchim, junto com prefeitos de cidades gaúchas que possuem Hospitais de Pequeno Porte, se reuniram em Porto Alegre, na manhã de terça-feira (08), com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

A secretária da Saúde, recebeu o Prefeito em Exercício, Jones Cecchin e os prefeitos que fazem parte da Associação das Federações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A reivindicação comum a todos os prefeitos é a de que, há serviços e atendimentos que poderiam ser realizados pelos Hospitais de Pequeno Porte em cidades menores, evitando o deslocamento de pacientes para municípios maiores.

Segundo Jones, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) receberá um esboço da situação da estrutura da FHI, e a partir disso, fará um diagnóstico da situação do Hospital do município. A intenção é que o diagnóstico seja encaminhado à equipe de transição do governador eleito Eduardo Leite, para o fortalecimento dos programas Assistir e Avançar e a criação de um programa de apoio aos Hospitais de Pequeno Porte.

O diagnóstico deve ser realizado até a próxima reunião do grupo, marcada para o dia 22/11.

Atualmente a Fundação Hospitalar de Ibiaçá faz parte dos Hospitais de Pequeno Porte (HPPS), tendo algumas restrições em relação a tratamentos e internações.

Fonte: https://saude.rs.gov.br/secretaria-da-saude-recebe-prefeitos-para-debater-situacao-dos-hospitais-de-pequeno-porte