CULTURA E TRADIÇÃO MARCAM AS COMEMORAÇÕES DA SEMANA FARROUPILHA PARA ALUNOS DO MUNICÍPIO

Publicado em 22/09/2022, Por Assessoria de Comunicação

Na sexta-feira, 16 de setembro, alunos das Escolas da Educação Infantil e de 1° ao 5° ano do município, participaram da Mateada Cultural, no Acampamento Farroupilha na Praça Central.

Pela manhã, Mariana Maito Bellin, Amandha Perin Bianchi, Maria Vitória de Souza Ferreira e Vitor Hugo Benetti Alano, Arthur Miglioransa Perin e Felipe Pothin, integrantes do CTG Doze Braças, juntamente com a coordenadora Karine Maito Bellin, realizaram apresentações na lona do Palco do Acampamento Farroupilha. Conversaram com os alunos sobre a origem do chimarrão, com a demonstração de como fazer o mate, a diversidade étnica do Rio Grande do Sul, a História da Peteca onde aprenderam a fazer o brinquedo com material reciclável, também foi apresentado a origem dos fantoches, apresentação de gaita e para finalizar dança da chula.

À tarde, os alunos interagiram com a Mateada Cultural com danças e músicas típicas gaúchas, tocadas pelos Professor Kauê e pela Coordenadora Pedagógica Gláucia Maria Pasquali Slongo. Alunos da EMEI Casulo fizeram apresentação da Dança do Pesinho, no palco principal, para o público da manhã e da tarde.

Estiveram presentes acompanhando as atividades o Patrão do CTG Tropeiros da Fé, de Ibiaçá Leonir Germiniani, representantes da Secretaria de Educação, as Coordenadoras Quelli Centenaro e Elen Zago, a Coordenadora Pedagógica Gláucia Maria Pasquali Slongo, Pe Édio Bresolin, Professores e Auxiliares das escolas do município, acompanhando os alunos.