HEMOPASSO RECEBE OS PRIMEIROS VOLUNTÁRIOS DO PROGRAMA JOVENS DOADORES DE IBIAÇÁ

Publicado em 28/06/2022, Por Assessoria de Comunicação

Cerca de 20 alunos, com idades entre 16 e 18 anos, da Escola Adelaide Picolotto se reuniram, na manhã do dia 13 de junho, na Secretaria de Saúde e foram encaminhados para o Hemopasso em Passo Fundo, com o objetivo de serem novos doadores de sangue. A ação é uma parceira do Grêmio Estudantil, oradora Eduarda Felini e presidente Ítalo Favretto, que também é presidente do 2° ano A, e Talya Girardi presidente do 2° ano B, Secretaria Municipal da Saúde, Gabinete da Primeira-Dama e JCI Ibiaçá.

O Secretário da Saúde Migueli Durigon que acompanhou os jovens, agradece a todos os envolvidos nesta ação. Para o Secretário “os jovens são cheios de saúde, energia e com esse ato, são exemplo para os demais jovens e para todas as pessoas da nossa comunidade. Os bancos de sangue de todo Estado estão com estoques baixos, mas graças aos esforços de vários parceiros, estamos conseguindo realizar um trabalho inédito em Ibiaçá, incentivando o jovem menor de idade, ser doador de sangue,” completa o secretário.

No Hemopasso, para dar mais tranquilidade e segurança aos futuros doadores, a enfermeira chefe apresentou toda a estrutura do local ao secretário Migueli. Desde a recepção, cadastro, coleta, os laboratórios de análise, e por fim, o armazenamento das bolsas de sangue.

Os adolescentes, antes de chegar ao Hemopasso, estavam bastante apreensivos, segundo Eduarda Felini, integrante do Grêmio Estudantil da Escola Estadual, “a impressão passada, foi medo do desconhecido, mas por estarem entre amigos e colegas, as brincadeiras conseguiram deixar a insegurança de lado”, afirma a aluna.

A maioria dos jovens doadores conseguiram passar por todos os processos de triagem tranquilamente, e após a doação, os jovens comemoraram a boa ação que conseguiram realizar.

Ainda, segundo Eduarda Felini, “para todos os jovens como nós, que doamos, peço que abram a mente e o coração e não tenham preconceito com essa ação, independente dos sentimentos, angustia, medo, insegurança, nada pode ser maior que o ato de DOAR SANGUE.”

Os parceiros dessa campanha agradecem, a coragem e atitude de se doar ao próximo, nominalmente e em ordem alfabética, aos voluntários:

Carlos Eduardo, Eduarda Felini, Érica Bogoni, Franci Favaretto, Gabriel Solaci, Henrique Agostineto, Ítalo Favaretto, Leonardo Dalzotto, Livia Sachetti, Luísa Do Nascimento, Mateus Souza, Migueli Durigon, Milena Longe, Natanael dos Santos, Nilton da Luz, Pedro Piovezan, Raiane Visintin, Rhonaldy Festa, Sabrina Bogoni, Valéria Forti Pedroso.

Próxima saída para doação acontecerá dia 30 de junho.

DOE SANGUE, SALVE VIDAS!

Campanha do Governo Municipal,

iniciativa Gabinete da Primeira-Dama e

Secretaria de Saúde

com apoio da JCI.

 

Os agendamentos podem ser feitos através dos telefones:

Secretaria de Saúde: (54) 3374-1222/1193

Primeira-Dama Eli Ana Zanella Cecchin: (54) 99905-1560

Coordenadora JCI Ariele Pelisser: (54) 99647-7321