70 ANOS DE ROMARIA NOSSA SENHORA CONSOLADORA

Publicado em 08/03/2022, Por Assessoria de Comunicação

Considerado o maior evento religioso da região, aconteceu no último fim de semana de fevereiro, 26 e 27, a Romaria em honra a Nossa Senhora Consoladora. O lema deste 2022 foi “Com a Mãe Consoladora 70 anos de fé e devoção”. São 70 anos história de uma Romaria que iniciou em 1952 com o Pe. Zanatta.  

Após sair de um ano muito diferente na romaria de número 69, a deste ano foi preparada de uma forma muito especial com momentos de grandes expectativas para os 70 anos de fé e devoção. A edição anterior, ocorreu de forma remota, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.  

Este Ano, após reuniões entre o Governo Municipal, o Reitor Pe. Édio e o Conselho Administrativo do santuário, a Romaria foi realizada presencialmente. Com todo cuidado que o momento ainda exige, foram disponibilizado álcool em gel, intensa limpeza dos ambientes, distanciamento entre as pessoas e uso de máscara facial, garantindo assim mais segurança da população participante do evento.  

O Governo também emitiu o Decreto 2.184 de 07 de fevereiro de 2022, que determinou a proibição de construção de camelôs, e também público reduzido em ambientes fechados.  

A 70° Romaria começou ser organizada a partir de junho de 2021, com o início da novena preparatória mensal, e a partir de 18 de fevereiro essa novena se tornou diária, encerrando no sábado, 26 de fevereiro.  

No sábado, 26, na Missa das 19:30, estiveram presentes além do Prefeito Municipal Ulisses Cecchin e o Vice Prefeito Jones Cecchin, os padres da diocese, o Reitor Pe. Édio, o Bispo Diocesano Dom Silvio Guterres Dutra, o Bispo Emérito Dom Orlando Dotti e o Pe. Pedro Alberto Kunrath, da Arquidiocese de Porto Alegre. 

Na abertura da Missa, com discurso acolhedor de agradecimento o Prefeito Ulisses, em nome do governo, do vice e toda estrutura administrativo, saudou o Reitor Pe. Édio, Dom Silvio, Bispo Diocesano, Dom Orlando, Bispo Emérito, e a todos os padres que passaram durante as missas e as novenas, e que contribuíram e colaboraram para que a romaria acontecesse. Agradeceu a todas as equipes de trabalhadores, sendo do conselho administrativo, voluntários atendendo os romeiros, autoridades públicas, a todos os romeiros e aos munícipes presentes na cidade.  

Ainda ressaltou que a maior dificuldade para esta Romaria, foi decidir se ela seria ou não presencial. Segundo o prefeito, que pediu a benção de Nossa Senhora para decidir pelo melhor, acredita que foi feita a decisão certa, “pois o nosso romeiro estava carente de pessoas de fé, de pessoas que vem pedir e agradecer a mãe consoladora.” Para encerrar, convidou todos os presentes para continuarem visitando Ibiaçá, em qualquer época do ano, “pois serão sempre bem acolhidos e recebidos de braços abertos pela cidade, pelo santuário e por toda população.”  

Um dos momentos mais aguardados da celebração do sábado à noite, foi a chegada do carro andor, acompanhado pelos bombeiros e pela Brigada Militar. A celebração recordou o início das romarias dedicadas à Nossa Senhora Consoladora, com a chegada do padre Narciso Zanatta a Ibiaçá, em 1952. O auge foi quando Dona Sueli, umas das voluntárias de muitos anos responsável pela decoração do carro andor, e o Bispo Emérito Dom Orlando Dotti, que marca muitas gerações na Romaria da Mãe Consoladora, coroaram Nossa Senhora Consoladora.  

Na manhã do domingo, 27 de fevereiro, após as missas das 6h e 8h, houve a celebração solene, as 10h. Desta vez com a presença do Vice Prefeito Jones Cecchin, dos padres da diocese, Reitor Pe. Édio, o Bispo Diocesano Dom Silvio Guterres Dutra, o Bispo Emérito Dom Orlando Dotti e o Pe. Pedro Alberto Kunrath, da Arquidiocese de Porto Alegre.  

O Discurso de abertura ficou a cargo do Vice Prefeito Jones Cecchin, agradeceu a todos os trabalhadores que fizeram parte da 70° romaria de ibiaçá, desde a limpeza a organização, segurança pública, bombeiros voluntários, voluntários de todas as áreas, aos trabalhadores que fazem com que essa festa saia de uma forma aos contentos de todos. Reafirmou que, as decisões tomadas, foram pensando no bem comum, jamais em prejudicar alguém, pensando sempre em acertar, e com esse pensamento, “o desejo é de que todos se sintam bem e em segurança em nossa cidade, e que ano que vem voltem aqui, e que nossa senhora abençoe a todos vocês.” 

O Reitor Pe. Édio agradeceu a parceria, com o Poder Público Municipal, e também afirmou que “possamos sempre pensar na romaria para o bem do romeiro que chega em ibiaçá.” 

A vinda dos romeiros e romeiras para a casa de Nossa Senhora Consoladora, fez todas as comunidades de ibiaçá, juntamente com os conselhos administrativos e pastoral, se organizarem preparando entusiasmados, mais uma romaria. Ano que vem não será diferente, que este entusiasmo de todos os responsáveis, siga de mãos dadas com a esperança de que tudo estará melhor, para renovar a fé em agradecimento por mais uma vez poder agradecer a Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá.