Plano de Educação é discutido em Ibiaçá

Publicado em 18/07/2014, Por Assessoria de Imprensa

O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado e sancionado pelo Governo Federal no final do mês de junho, está sendo apresentado e discutido com profissionais que atuam no setor da educação na rede de ensino de Ibiaçá. A discussão foi realizada em um encontro intitulado “Ciranda sem Fronteiras”, que inclui na programação debates sobre a educação no município.

A ciranda tem como público alvo presidentes dos Conselhos Escolares e conselheiros de Alimentação Escolar. Nesta quinta-feira (17) a ciranda reuniu os conselheiros, professores e Secretaria de Educação.

A presidente do Conselho Municipal de Educação Letícia Benetti e vice-presidente Zélide Filomena Cecchin Baschera, destacaram que a ciranda tem por objetivo promover o debate sobre o plano para que todos os participantes tenham ciência da importância do mesmo.  Para a secretária de Educação, Bruna Copelli, o plano nacional é uma conquista de vários segmentos da educação, que tiveram participação efetiva nos movimentos sociais em prol de sua aprovação. "Agora precisamos trabalhar para a implementação de suas ações, garantindo políticas públicas de educação para todos”, disse Bruna. 

O Plano Nacional de Educação estabelece 20 metas e estratégias para elevar os índices educacionais brasileiros nos próximos dez anos. Entre elas estão a universalização da educação básica e a valorização do professor. No entanto, a meta mais comemorada pelos municípios foi a de número 20 que garante a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), por ano, para o setor da educação, recursos esses que devem vir, entre outros fundos, do pré-sal e dos royalties do petróleo.  A ciranda sem fronteira será realizada em todo o país e os conselhos municipais de educação, juntamente com a Uncme, se reunirá com a sociedade organizada para discutir e trabalhar os Planos Nacional, Estadual e Municipal como forma de garantir que todos participem do processo de sua implantação.   

Participantes da Ciranda sem Fronteira em Ibiaçá:

Representantes do CME: Letícia Benetti, Zélide Filomena Cecchin Baschera, Márcia de Cássia Mendes Schenatto, Elisabete Morecelli e Jéverton Slongo

Representando a EMEF Ricardo Durigon; Ana Luisa Panisson Germiniani, Eliane Dalla Santa, Patrícia Zambonin e Esmael Da Silva de Azevedo. 

Representando a Escola Estadual de Ensino Médio Profª Adelaide Picolotto; Fárida Teston

Representando a direção do FUNDEB e o Conselho Tutelar - Eli Miriam Fáveri 

Representando a EMEI Casulo - Ianara Meurer Santini

Representando o CPM da EMEF Ricardo Durigon - Joelma Sbalchiero Telles;

Representando a SMECEL - Mariane B. Schvvingel e a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer - Bruna Copelli;

Assessoria de Imprensa | Governo de Ibiaçá.