Consulta Popular 2021: votação segue até 30 de novembro

Publicado em 24/11/2021, Por Assessoria de Comunicação

A votação da Consulta Popular 2021 foi aberta nesta segunda-feira (22) e segue até o dia 30 de novembro. Interessados em participar podem votar pelo aplicativo Colab – disponível nos sistemas Android e IOS – ou pelo site da Campanha na Internet.

A Consulta Popular é uma estratégia do Governo Gaúcho, lançada em 1998, que permite aos cidadãos definir as áreas de investimento de parte do orçamento estadual. Neste ano, a campanha vai receber investimento de R$ 30 milhões, divididos entre as 28 regiões dos COREDE’s. A verba é distribuída de acordo critérios como população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Para os municípios da Região Nordeste do estado, como é o caso de Ibiaçá, as opções de escolha são Apoio às Agriculturas Familiares; Fortalecimento do Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste/RS – CIRENOR – Construção de Centro de Capacitação e Referência em Inspeção Sanitária dos Produtos de Origem Animal; e Fortalecimento do CIRENOR para Projeto Rota das Araucárias – Governança, Articulação e Integração regionais.

A votação termina no dia 30 de novembro. Quem tiver dificuldades para votar pelo aplicativo ou pelo site, pode dirigir-se à Prefeitura portando título de eleitor.

Confira as informações detalhadas de cada área:

  1. Apoio às Agriculturas Familiares: Adequação sanitária, fiscal e ambiental das agroindústrias familiares e de pequeno porte localizadas no COREDE Nordeste/RS, qualificá-las no processo de gestão e de transformação e comercialização de produtos, possibilitando sua reestruturação e ampliação.
 

  1. Fortalecimento do Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste/RS – CIRENOR – Construção de Centro de Capacitação e Referência em Inspeção Sanitária dos produtos de origem animal da região do COREDE Nordeste: O recurso será investido em construção de prédio onde abrigará a equipe técnica que atuará no projeto de inspeção sanitária de produtos de origem animal a nível de consórcio, será espaço de capacitação a empreendedores voltado a agroindústrias familiares e laboratórios de alimentos e solos.
 

 

  1. Fortalecimento do Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste/RS – CIRENOR –Projeto Rota das Araucárias – governança, articulação e integração regionais: Capacitação de empreendedores e profissionais. Criação de estrutura de Instância Regional que trabalhará a Rota das Araucárias. Recurso para atualização de documentos. Capacitação de gestores. Parte do recurso será alocado em material informativo e de divulgação.