Ibiaçá participa de encontro sobre educação em Gramado

Publicado em 07/10/2021, Por Assessoria de Comunicação

Três representantes do Governo de Ibiaçá participaram, na última segunda-feira (04), de um encontro sobre educação em Gramado, RS. Além do prefeito Ulisses Cecchin, também estiveram no evento a secretária municipal de educação, Sônia Xavier Marcon, e a dirigente do órgão, Elen Zago.

Promovido pela FAMURS, o encontro tratou sobre ações e ferramentas no âmbito da educação pública no Brasil e teve a participação do ministro da educação, Milton Ribeiro, e do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte. Com o título de “Melhorias na Educação: atendimento aos prefeitos do Rio Grande do Sul”, o evento reservou espaço para os gestores tirarem dúvidas com os técnicos, em conversas individuais com os profissionais.

Para o prefeito Ulisses, o encontro foi importante para esclarecer dúvidas sobre a educação pública. “Foi um evento bem produtivo, com a presença do ministro da educação e do presidente do FNDE, esclarecendo dúvidas, atendendo aos prefeitos e secretários de educação, buscando sanar as dúvidas dos municípios com o FNDE. Um evento muito importante e que nos permitiu esclarecer dúvidas e encaminhar algumas soluções importantes para a educação do nosso município”.

A Secretária da Educação Sônia Xavier Marcon destacou os principais temas do evento. “Foi um encontro onde se falou muito sobre melhorias na educação, das ferramentas do FNDE, do plano de ações articuladas, de capacitações de recursos para as escolas, entre outros. Uma das ações importantes foi o atendimento individualizado, pelo FNDE, às prefeituras, onde pudemos esclarecer nossas dúvidas. Dentre as falas dos convidados, se ressaltou a importância da retomada das aulas no modo presencial. O ministro da educação salientou a importância de que primeiro a criança deve aprender a ler, para depois ler para aprender”.

Também participaram do encontro o senador Luiz Carlos Heinze, os deputados federais Pedro Westphalen e Bibo Nunes, e o deputado estadual pelo Rio Grande do Sul Ernani Polo. O evento foi realizado na Expogramado, em Gramado, e foi organizado em parceria com a prefeitura do município.

ASCOM / Prefeitura de Ibiaçá