Outubro Rosa destaca cuidados com a saúde das mulheres em Ibiaçá

Publicado em 01/10/2021, Por Assessoria de Comunicação

Outubro começa com atividades voltadas ao cuidado com a saúde da mulher, em Ibiaçá. A tradicional campanha Outubro Rosa, desenvolvida pelo Poder Público, destaca a importância do tema e a necessidade do autocuidado.

Para este ano, a Secretaria desenvolveu uma programação voltada a palestras e exames. A partir da semana que vem, serão realizadas consultas preventivas, exames clínicos bucais e avaliação nutricional. As palestras iniciam na segunda quinzena do mês.

De acordo com o secretário da saúde Migueli Durigon, o objetivo da iniciativa é promover a consciência pelo autocuidado permanente. Outubro é marcado pelo mês de conscientização da prevenção ao câncer de mama. Nosso objetivo com a campanha desse ano é ir além disso. É fazer com que as mulheres pratiquem o autocuidado. Os exames de rotina são fundamentais para diagnósticos precoces, os quais são fundamentais para aumentar as chances de cura para qualquer doença, principalmente o câncer de mama. O governo municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde está tendo um olhar especial para a saúde das mulheres. Em 10 meses de governo, conseguimos praticamente zerar a fila de espera de consultas ginecológicas na UBS, mesmo em ano de pandemia. Pedimos para as mulheres participarem da programação do Outubro Rosa. Temos palestras exclusivas para elas. E outras palestras tanto para o público feminino quanto para o masculino. O mês é Rosa mas a prevenção é para todos”.

O secretário destacou, ainda, que os exames de mamografia estão disponíveis pelo SUS mensalmente. “Procure seu médico e realize esse exame de suma importância”, finalizou.

Conforme o cronograma de atividades, na próxima terça-feira (05) haverá avaliação nutricional da Unidade Básica de Saúde Central durante todo o dia. Na quarta-feira (06), também na UBS do Centro, serão realizados exames preventivos pela manhã e exames clínicos bucais, em prevenção ao câncer de boca, à tarde. Já na quinta-feira (07), a programação prevê exame clínico bucal na UBS da Vila Nova.

A programação completa está disponível no material de divulgação da campanha.

ASCOM / Prefeitura de Ibiaçá